Matrícula dos calouros será unificada nos campi de SP, Ribeirão Preto e São Carlos

Esta será a primeira vez que os novos estudantes de todos os cursos irão fazer a confirmação da matrícula em um local único

Atividade da Semana de Recepção aos Calouros realizada no ano passado – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, os alunos ingressantes nos cursos de graduação da USP que realizaram a matrícula virtual deverão confirmar sua matrícula presencialmente para apresentar os documentos originais para conferência. Este ano, esse processo será diferente nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Nesses locais, a matrícula presencial será unificada. Em anos anteriores, essa etapa era realizada nas próprias Unidades.

“É muito importante que o primeiro contato do calouro seja com todos os ingressantes da Universidade. No dia a dia do curso ele será o aluno da Engenharia, da Psicologia, da História, mas antes de tudo ele é USP.  Das três missões da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – a de formar jovens profissionais é a mais conhecida pela sociedade. Nosso aluno é reconhecido por levar a excelência da USP para além de nossos muros”, destaca o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Em São Paulo, os calouros serão recebidos em uma tenda com 1.600 metros quadrados, localizada na Avenida Lúcio Martins Rodrigues, onde receberão todas as informações importantes relativas ao curso e à sua vida acadêmica na Universidade. No local, haverá estandes de informações da Superintendência de Assistência Social (SAS), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Escritório Alumni USP, além de quiosques de informação. Também haverá uma praça de alimentação com três foodtrucks.

Em seguida, os estudantes serão encaminhados ao interior do auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), onde entregarão os documentos para efetivar a matrícula na Universidade. São Paulo é o campus que receberá o maior número de calouros. São 7.552 novos alunos distribuídos em 25 Unidades de Ensino e Pesquisa.

Assista, a seguir, a um vídeo produzido pela Superintendência de Comunicação Social, em que o reitor da Universidade, Vahan Agopyan, dá as boas-vindas aos novos estudantes.

Kit calouro

Em Ribeirão Preto, a matrícula será realizada no Teatro do Campus, localizado no Balão Central – Rotatória Professor Rocha e Silva. A tenda estará montada do lado externo do Teatro e promoverá atividades de recepção aos calouros assim como em São Paulo. Ribeirão Preto receberá, em 2020, 1.385 novos estudantes das oito Unidades do campus.

O Anfiteatro de Convenções Jorge Caron será o local da matrícula unificada no campus de São Carlos, que, no total, terá 1.010 calouros neste ano de cinco Unidades: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Em Piracicaba, Pirassununga, Bauru e Lorena, a matrícula presencial será realizada nas Unidades que compõem os respectivos campi – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Escola de Engenharia de Lorena (EEL).

Os ingressantes, em todos os campi, receberão um kit calouro, composto por uma camiseta, uma caneca e um cordão para crachá com o logotipo da Universidade. Painéis instagramáveis com o brasão da USP também estarão disponíveis nos locais da matrícula.

Os dias e horários da matrícula serão enviados por e-mail a todos ingressantes conforme consta no Manual do Candidato.

“Desde o ano passado, o processo de matrícula na USP começa com uma etapa virtual, ou seja, os alunos preenchem os dados no sistema on-line e enviam os documentos digitalizados para a Pró-Reitoria de Graduação. Com isso, eles só precisam apresentar os documentos originais na etapa presencial. Isso torna o sistema bem mais rápido e também facilita para os estudantes que moram em outras cidades ou Estados”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Central Única de Matrícula

Além da etapa presencial unificada, outra novidade no processo de matrícula deste ano foi a Central Única de Matrícula – uma equipe organizada pela Pró-Reitoria de Graduação para fazer a análise preliminar dos dados e documentos acadêmicos enviados durante a etapa virtual. Até o ano passado, essa validação era realizada pelas próprias Unidades.

“Centralizar as atividades internas da matrícula em uma única equipe foi uma ideia que deu muito certo. Ganhamos na uniformização de critérios e procedimentos, mas ganhamos também em agilidade. Muitos alunos conseguiram preencher os dados, enviar os documentos, receber a análise e o deferimento da matrícula em apenas dez minutos”, explicou a coordenadora da Central, Edmeia Ferreira Martins.

A Central Única de Matrícula começou a funcionar no dia 24 de janeiro – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Instalada no prédio da Reitoria, a Central Única de Matrícula começou a funcionar no dia 24 de janeiro, quando foi divulgada a primeira chamada do vestibular da Fuvest, e permanecerá até o dia 11 de março, quando termina a matrícula das últimas chamadas.

A equipe é formada por 62 servidores das Unidades, 20 estagiários e sete servidores da Pró-Reitoria de Graduação que, além do deferimento das matrículas, também esclarecem dúvidas presencialmente, por telefone ou on-line, e realizam o atendimento do Disque Trote. A Superintendência de Assistência Social também integra a Central, realizando as análises da documentação socioeconômica.

Texto: Adriana Cruz e Erika Yamamoto