USP oferece palestras sobre astronomia para escolas; saiba como solicitar

Dirigido a estudantes do ensino fundamental e médio, as palestras oferecidas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP são virtuais e gratuitas, mediante agendamento dos grupos escolares; ainda há vagas para os meses de maio e junho

Publicado: 05/04/2024
Objetivo do atendimento é despertar interesse dos estudantes para a área de astronomia – Foto: Montagem sobre fotografia de R. Wesson/ESO

.
O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP está com inscrições abertas, para os meses de maio e junho, para o Atendimento Astronômico Virtual. O objetivo é promover a divulgação científica da astronomia para estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), do Ensino Fundamental II  e do Ensino Médio. Cada atendimento inclui uma palestra em vídeo sobre temáticas de Astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo, com linguagem acessível. O calendário de visitas pode ser conferido neste link.

A atividade é gratuita, oferecida exclusivamente para grupos escolares. Os monitores são alunos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Astronomia do IAG e de outros institutos da USP, sob a coordenação do professor Reinaldo Santos de Lima. As inscrições para agendamentos estão abertas, mediante solicitação de agendamento, que deve ser feita pelo professor ou coordenador escolar, via formulário on-line. Os agendamentos serão realizados conforme a disponibilidade de vagas, respeitando a ordem de chegada, e informados por e-mail.

Como funcionam

Os atendimentos ocorrem às terças ou quintas-feiras às 14h30, via canal do Youtube, e têm duração de até 2 horas. A interação (envio de perguntas) se dá pelo chat. A critério da escola, o atendimento poderá ser na escola, desde que existam os recursos necessários para que os alunos possam acompanhar e interagir na atividade; ou em casa, no qual alunos e professores utilizam seus próprios dispositivos (celular, tablet ou computador), acessando e participando da atividade – nesse caso todos devem ter acesso à internet.

As turmas podem ter no mínimo 20 e no máximo 50 estudantes, sendo que o limite de agendamento para o semestre, por escola, será de duas turmas. O professor ou coordenador é responsável por indicar no formulário de inscrição o tema da palestra em conformidade com os anos atendidos: Ensino Fundamental (4º e 5º anos), com os temas Observando o céu; Terra-Lua-Sol; O céu em movimento; e O lugar da Terra no Universo; e Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Como observar o céu; O Sistema Solar; Via Láctea e outras galáxias; e A origem do Universo. É recomendado que o professor trabalhe previamente alguns dos conceitos básicos referentes aos temas, para que os alunos possam levantar questões e estabelecer um diálogo com os monitores.

Será fornecido certificado de participação somente para professores e estudantes que preencherem o formulário de avaliação oferecido ao final do atendimento. O envio dos certificados ocorrerá no início do mês seguinte ao atendimento.

Atendimento Astronômico para Escolas – Agendamento 2024
Data e horário: As sessões são realizadas às terças e quintas-feiras, sempre das 14h30 às 16h30
Atividade gratuita, com agendamento.

Informações e inscrições: https://www.iag.usp.br/astronomia/atendimento/