União entre música e computação é tema de semana de palestras na USP em São Carlos

Em sua 28ª edição, Semana de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos será realizada de 21 a 27 de outubro, reunindo uma programação diversificada, incluindo palestras, minicursos, atividades culturais e feira de recrutamento

A Semcomp será realizada de 21 a 27 de outubro de forma totalmente presencial

11/10/2023 - Publicado há 7 meses
Participantes da edição anterior da Semana de Computação da USP em São Carlos – Foto: Divulgação/ICMC

.
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a 28ª edição da Semana Acadêmica de Computação (Semcomp), que será realizada de 23 a 27 de outubro em formato presencial. O objetivo do evento, que neste ano tem como tema Música, é complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes e contará com uma programação bastante diversificada: palestras, minicursos, atividades culturais, feira de recrutamento, entre outras, incluindo decoração, identidade visual e toda a atmosfera inspirada na temática da semana. As inscrições, abertas inclusive para alunos de outras universidades, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro pelo site da Semcomp clicando aqui.

Os participantes vão poder contar com kits do evento, que podem ser adquiridos no período de inscrição e incluem uma camiseta, uma ecobag e um botton, todos personalizados com o tema do evento. No site será possível comprar o kit escolhendo o tamanho da camiseta e também a adesão ao coffee-break, para o qual os participantes terão acesso em todos os dias do evento. A quantidade de kits é limitada. Quem se inscrever na Semcomp, participar e registrar presença no evento, receberá um certificado de acordo com a participação nas atividades.

A Semcomp inicia suas atividades nos dias 21 e 22 de outubro (sábado e domingo) com o Hackathon da Semcomp no OnovoLab, com início às 10h do sábado até às 16h do domingo, inclusive durante a madrugada. De 23 a 27 de outubro ocorrerão os eventos da semana que contam com palestras, minicursos, oficinas artísticas, atividades esportivas, concursos e competições, gamenight e um luau. A programação completa pode ser conferida neste link.

Entre as várias atividades de destaques deste ano estão o projeto de um jogo feito do zero especialmente para a Semcomp com o tema Música (os que tiverem a melhor pontuação concorrem a prêmios), palestra com Isabela Bagueros, diretora executiva do projeto Tor, minicurso com funcionário do IFood sobre cibersegurança e muito mais.

Semana Acadêmica de Computação (Semcomp) é promovida anualmente por alunos voluntários do ICMC e conta com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET Computação) e de diversos grupos de extensão como Fellowship of the Game (FoG), Ganesh, Data, Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA) e USPCodeLab Sanca. A atividade é obrigatória para os alunos dos cursos de Ciências de Computação e Sistemas de Informação do ICMC, cujas aulas ficam suspensas durante o evento.

Para saber mais sobre o evento acesse a página https://semcomp.icmc.usp.br.

.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP