Solstício de verão e os 10 anos do satélite Gaia: boletim apresenta novidades da astronomia

Publicação mensal é produzida por alunos da USP com supervisão de professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas; nova edição está disponível para download

11/01/2024 - Publicado há 4 meses
Missão Gaia é tema em destaque na nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas, do IAG USP – Arte sobre foto/ESA

.
A nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas (DNCE), do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica como o solstício de verão ocorre no hemisfério Sul, além de relembrar os 10 anos de atuação da missão espacial Gaia. Também inclui as primeiras imagens científicas produzidas com o telescópio espacial Euclid, que foi lançado neste ano. Além disso, os leitores podem saber mais sobre o experimento do pêndulo de Foucault e como ele mostrou que a Terra gira em torno dela mesma, além de ler sobre uma pesquisa que descobriu a idade e composição química de aglomerados de estrelas na Pequena Nuvem de Magalhães. A publicação on-line e gratuita está disponível neste link.

Um dos destaques do boletim é o verão no hemisfério Sul, que começou, como noticiado pela mídia, às 00h27 (horário de Brasília) de 21 de dezembro de 2023. Esse instante é chamado de solstício de verão, neste caso, para o hemisfério sul (e solstício de inverno no hemisfério norte). “Trata-se de um de quatro instantes notáveis do ano que caracterizam a quantidade de energia que cada hemisfério recebe do Sol e suas alterações. O solstício de verão corresponde ao instante em que o hemisfério sul está o mais voltado possível para o Sol e consequentemente, ao instante em que o mesmo recebe o máximo de energia solar”, explica a astrônomo e professor Ramachrisna Teixeira, do IAG. “Naturalmente o hemisfério norte, nesse mesmo instante, estará recebendo um mínimo de energia. Independentemente da temperatura, quantidade de chuva etc., nesse instante começa o verão em um e o inverno no outro hemisfério”, complementa.

Outro destaque da publicação fala sobre a missão Gaia, que lançou o seu satélite no espaço há 10 anos, em 19 de dezembro de 2013. Como lembra o professor Teixeira, o satélite Gaia da Agência Espacial Europeia produziu, com sua varredura contínua do céu desde julho de 2014, uma revolução sem precedente na base de dados sobre a qual repousa o conhecimento astronômico. “Foram em torno de 2,5 trilhões de medidas astrométricas (posições, distâncias e movimentos perpendiculares à linha de visada), quase 500 bilhões de medidas fotométricas (brilho, cor e espectro fotométrico), 47 bilhões de medidas espectroscópicas e 16 bilhões de medidas de velocidades radiais (velocidade de afastamento ou aproximação)”, enumera. “Não somente a base do conhecimento foi radicalmente alterada, como também a nossa compreensão da Via Láctea (nossa galáxia), revelando precisamente sua forma, estrutura, composição e sua evolução”, comenta. Os dados relativos à maior parte das observações serão disponibilizados em 2026 e 2030.

Além disso, o boletim traz as primeiras imagens científicas do telescópio Euclid, que foi lançado com o objetivo de construir um mapa tridimensional da distribuição de galáxias no universo. Segundo Roberta Vassalo, do Instituto de Física da USP, o telescópio espacial Euclid gerou as primeiras imagens de suas observações no mês passado. “A missão pretende catalogar as posições e distâncias de todas as galáxias de cerca de ⅓ da porção observável do espaço a distâncias de até 10 bilhões de anos-luz. O propósito principal é fornecer dados para o estudo da evolução da estrutura do universo”, informa. Ainda segundo a pesquisadora, as primeiras imagens lançadas mostram exemplos de aglomerados de galáxias e estrelas que irão compor o levantamento e contribuir para que cientistas mapeiem a distribuição de matéria escura – que interage com a matéria comum apenas pela gravidade – e energia escura – hipotetizada para explicar a aceleração da expansão do universo.

Dia e Noite com as Estrelas

Lançado em setembro de 2020, o boletim Dia e Noite com as Estrelas tem o objetivo de levar a todos interessados temas de grande relevância na Astronomia em linguagem acessível, além de eventos, informações do céu noturno no período correspondente, seção de perguntas e respostas, entre outros tópicos. A partir de 2021, passou a ser mensal, e é realizado por estudantes de graduação e de pós-graduação do IAG, do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), todos da USP, sob a coordenação do professor Ramachrisna Teixeira, com a colaboração do professor Roberto Boczko, ambos do IAG.

A nova edição do boletim já está disponível para leitura no site do IAG: http://www.iag.usp.br/dnce

Para recebê-lo é só se inscrever na lista https://listas.usp.br/mailman/listinfo/dnce-daiag

Mais informações pelo e-mail contatodncestrelas@gmail.com.