Série em podcast traz bastidores da investigação científica de pesquisadores do Brasil urbano

Produzido pela equipe do UrbanData do Centro de Estudos da Metrópole, episódios apresentam experiências pessoais de cientistas e seus desafios ao fazer pesquisa científica

 12/12/2022 - Publicado há 1 ano
Episódios de Na cozinha da pesquisa trazem pesquisadores que contam os desafios de fazer ciência – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

.
Com o objetivo de ajudar a entender como é feita a investigação científica dentro das universidades, pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), produziram uma série em podcast chamada Na cozinha da pesquisa, disponível na página do projeto ou na plataforma Spotify. A série faz parte do Urbanidades, podcast sobre o urbano brasileiro, roteirizado, desenvolvido, produzido e distribuído pelo grupo UrbanData-Brasil/CEM, que reúne pesquisadores de diferentes áreas que abordam as dinâmicas sociais urbanas.

As entrevistas abordam diversos aspectos dos bastidores da investigação científica, com destaque para temas relacionados à metodologia e técnicas de pesquisa. “Partimos das experiências pessoais de cientistas, misturando os mais jovens com os mais experientes. A ideia do especial é não só trazer uma apresentação didática de como fazer pesquisa, mas também tem o sentido de dividir as experiências positivas e as mais difíceis desse trabalho”, conta Eduardo Marques, diretor do CEM.

Segundo Marques, conhecer os empecilhos vencidos pelos pesquisadores veteranos ajuda os mais jovens a entender que os problemas durante a pesquisa não são decorrentes de eventuais dificuldades pessoais ou falta de conhecimento, mas integram, naturalmente, o processo de se fazer ciência. “Os podcasts têm uma dimensão didática e servem para criar uma certa empatia, especialmente com os mais jovens, pois eles percebem nas entrevistas da série que as dificuldades que enfrentam nas suas pesquisas já apareceram em trabalhos concluídos por cientistas mais experientes”, afirma o diretor.

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos. O Urbanidades é produzido por uma equipe de estudantes vinculada ao UrbanData-Brasil/CEM, banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM. A coordenação geral dos podcasts é de João Alcantara de Freitas, pós-doutorando na área de Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Os episódios que já estão no ar 

A quarta e mais recente edição da série de podcasts aborda o tema Divulgação científica em diferentes mídias e linguagens. Nele, Bianca Freire-Medeiros (CEM) recebe Daniela Manica (Labjor-Unicamp), Luana Motta (UFSCar) e Marcia Lima (USP-Cebrap) para conversarem sobre as possibilidades de divulgação científica, utilizando diferentes linguagens e mídias. Para ouvir, clique aqui ou no player abaixo:

.
No terceiro episódio, A política da execução orçamentária das políticas, João Freitas (Urbanidades) e Ursula Peres (CEM) recebem Fábio Pereira dos Santos e Samuel Ralize Godoy, ambos do CEM, que falam sobre as possibilidades metodológicas nas pesquisas sobre Governança Orçamentária. Os convidados explicam como desenvolvem suas pesquisas e lidam com a distância entre o que as leis orçamentárias expressam e o que de fato é executado. Além disso, comentam o que é o “orçamento secreto”. Ouça neste link ou no player abaixo.

.
A pesquisa comparativa internacional em políticas públicas
é o segundo episódio, no qual Vera Schattan Coelho (CEM e Cebrap) recebe Alex Shankland (IDS/UK) e Ivan Fernandes (UFABC) para conversar sobre pesquisas comparativas em políticas públicas em âmbito internacional. Acesse o episódio clicando aqui ou no player abaixo:

.
No primeiro episódio, Operacionalização de conceitos e teorias, Adrian Gurza Lavalle (CEM) recebeu Natalia Bueno (Emory University) e Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG) para discutir os desafios em operacionalizar conceitos e teorias. Ouça aqui ou no player abaixo:

.
Para conhecer e ouvir todos os episódios, basta ir até a página do Urbandata e selecionar a plataforma de preferência. Para saber mais sobre os podcasts produzidos pela equipe, consulte o site oficial do Urbandata Brasil. Siga também o perfil no Instagram para atualizações diárias: @urbanidadespodcast.

.

Texto adaptado de Janaína Simões, da Assessoria de Comunicação e Difusão do CEM


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.