Selo para produtos alimentícios de Piracicaba busca valorizar a agricultura familiar

Iniciativa com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP busca conexão com os consumidores

29/03/2022 - Publicado há 2 anos
Região de Piracicaba poderá ter selo de produção agrícola – Foto: Gerhard_Waller/Esalq

.
Uma iniciativa desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP no âmbito do Desafio USP Cidades Sustentáveis propõe a criação de um selo de identificação dos produtos agrícolas e alimentícios com origem no município de Piracicaba. A proposta faz parte do relatório Conectando agricultores urbanos e consumidores para o desenvolvimento sustentável em Piracicaba, encaminhado no dia 23 de março para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade.

“Nossa proposta, desenvolvida de forma colaborativa entre Esalq e outras entidades parceiras, pretende reconhecer a importância do agricultor familiar e valorizar o produto local”, aponta a professora Thais Vieira, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, que coordena a iniciativa. O relatório sugere o encaminhamento do projeto em três etapas, uma de implantação, outra de disseminação e uma de ampliação, e busca atender um dos objetivos da Universidade que é o de se aproximar das comunidades em seu entorno a partir de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. “Se colocado em prática certamente trará impacto socioeconômico para toda a região”, disse o vice-diretor da Esalq João Roberto Spotti Lopes.

Identificação de demandas locais

Após a aprovação do projeto no Desafio USP Cidades Sustentáveis, estudantes e pesquisadores mapearam legislações e iniciativas voltadas à valorização de produtos locais, no âmbito nacional e internacional e realizaram entrevistas com produtores e comerciantes locais nos pontos de vendas e varejões visando a identificar necessidades, demandas e percepções sobre um selo para produtos de Piracicaba. “Identificamos que esse público quer ser reconhecido e dar visibilidade aos seus produtos, mas a partir de uma identificação que inclua toda a cadeia e que o relacionamento com o consumidor aconteça de maneira acessível e ágil”, diz a coordenadora.

Reunião na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba – Foto: Gerhard Waller/Esalq
João Roberto Lopes, Thais Vieira e Nancy Thame, secretária de Agricultura de Piracicaba – Foto: Gerhard Waller/Esalq

.
O documento apresentado traz como sugestão a criação do Selo Produto de Piracicaba e, mesmo que essa proposta passe por modificações, a essência de valorização do território, da agricultura familiar, orgânica e agroecológica permanecerá, conforme a conclusão do projeto. “Esperase que as informações levantadas componham a base para elaborar uma marca forte, na forma de selo, contribuindo para a valorização dos participantes do sistema, de suas raízes rurais e da riqueza do patrimônio material e imaterial de Piracicaba”, explica Thais. Ela também busca o envolvimento do setor de turismo de Piracicaba, que pode viabilizar pontos estratégicos para a comercialização dos produtos com o selo.

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq