Referência em estudos sobre a evolução humana, Bernard Wood faz conferência na USP

O evento “USP Lecture” recebe no dia 9 de outubro, às 16h, o renomado paleoantropólogo britânico que falará sobre a origem do gênero “Homo” 

 04/10/2023 - Publicado há 7 meses
Bernard Wood aborda a evolução da linhagem humana em conferência na USP – Foto: YouTube/Oxford Academic

.
Por Mauro Bellesa*  

São Paulo recebe um dos mais renomados paleoantropólogos em atividade, o britânico Bernard Wood, em outubro. Ele fará conferências na USP e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre a origem do gênero Homo e os avanços e dificuldades nos estudos sobre a evolução da linhagem humana, temas aos quais tem se dedicado por mais de 50 anos.

Professor da Universidade George Washington, dos Estados Unidos, onde dirige o Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia Humana, Wood falará sobre Origins of the Genus Homo, no dia 9 de outubro, às 16h, na Sala do Conselho Universitário da USP. O evento será em inglês, sem tradução. Não há necessidade de inscrição. Haverá transmissão on-line no Canal da PRPI no YouTube.

Nesse evento, ele discutirá os estudos sobre quando os antepassados humanos começaram a ter o aspecto e o comportamento que as pesquisas indicam para os primeiros membros do gênero Homo. Além de revisar as dificuldades para o estabelecimento da origem do gênero – que é tentado em estratégias retroativas ou progressivas da evolução, ambas com problemas, segundo os especialistas -, Wood indicará opções para o que é procurado nos registros fósseis dos hominínios e explicará por que a busca pelas origens de qualquer espécie ou gênero é repleta de dificuldades.

A conferência integra o USP Lecture, e é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), pelo Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (NPDEH) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. 

Conquistas e desafios

No dia 10 de outubro, 10h, no Auditório da Fapesp, o tema de Wood será Evolução Humana: Conquistas e Desafios, evento em inglês, com tradução simultânea, e participação condicionada a inscrição prévia on-line.

Nessa conferência, Wood tratará do que já é conhecido e do desconhecimento ainda existente sobre a história evolutiva humana, sobretudo diante do grande desafio em separar as evidências fósseis da linhagem humana daquelas que pertencem a linhagens próximas na árvore da vida.

O encontro integra o ciclo Conferências Fapesp 2023 e terá como moderador Carlos Alfredo Joly, da Unicamp. Além da Fapesp, são coorganizadores o IEA e o MAE.

Trajetória do pesquisador

Professor de Evolução Humana na Universidade George Washington, dos EUA, onde dirige o Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia Humana, Bernard Wood foi um dos agraciados em 2023 pelo conjunto de sua obra com o Prêmio do Presidente do Instituto Antropológico Real do Reino Unido, uma das honrarias mais importantes da área.

Médico de formação, em 1968 Wood juntou-se à primeira expedição de paleontólogo e conservacionista Richard Leakey (1944-2022) à Bacia do Lagoa Turkana, no Quênia, e posteriormente acompanhou o grupo de pesquisadores que trabalhou com os hominínios recuperados no leste daquele lago.

Wood publicou 252 artigos científicos e capítulos de livros, além de mais de uma centena de pequenos artigos e comentários. Os 20 livros dos quais é autor ou coautor incluem uma importante monografia de 1991 sobre os restos cranianos de hominínios da Formação Koobi Fora, um atlas de anatomia dos tecidos moles dos monos e o livro para o público geral Human Evolution: A Very Short Introduction. É o editor da Wiley-Blackwell Encyclopedia of Human Evolution.

Ele é mais conhecido por suas pesquisas sobre as origens do gênero Homo, a paleobiologia do Paranthropus boisei e a sistemática dos hominínios, além da reconstrução da filogenia, a morfologia comparativa e a epistemologia na paleoantropologia.

Origins of the Genus Homo
9 de outubro, 16h
Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito sem necessidade de inscrição
Em inglês, sem tradução. Transmissão on-line neste link.
Mais informações: comunicação.prpi@usp.br
Página do evento

Evolução Humana: Conquistas e Desafios
10 de outubro, 10h
Auditório da Fapesp, Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo
Evento público e gratuito (requer inscrição prévia)
Em inglês, com tradução simultânea
Página do evento

.

*Da Assessoria de Comunicação do IEA/USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.