Projeto da USP mapeia bens e práticas culturais no cotidiano da Universidade

Centro de Preservação Cultural da USP promove série de oficinas em março; a entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição

04/03/2024 - Publicado há 2 meses
Monumento Armando Salles de Oliveira, fundador da USP, do escultor Bruno Giorgi, está logo na entrada do campus do Butantã, em São Paulo  – Foto: Júlio Bazanini/USP Imagens

.
Um retrato de referências como os monumentos e edifícios históricos, o bandejão, o ônibus circular, lugares de convivência, festas, tradições e os significados que elas carregam fazem parte de experiências que marcam a vivência no campus. Esse retrato é o objetivo do projeto Inventário Participativo das Referências Culturais da USP: Cotidiano Universitário, promovido pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, que segue buscando saber junto à comunidade USP quais são os bens e práticas culturais, sentidos e valores. Para mapear essas informações, serão promovidas oficinas, em março, dando início à segunda fase do inventário, com discussões coletivas sobre as referências coletadas.

As oficinas são dirigidas a alunos, professores e funcionários da USP, reforçando os laços de pertencimento e coletividade. São duas oficinas: dia 15 de março, sábado, das 10h às 16h (com intervalo para almoço), no CPC/Casa de Dona Yayá (r. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo); e dia 20 de março, das 14h às 19h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (rua do Lago, 876, Butantã, São Paulo). A participação é livre, gratuita e sem necessidade de inscrição, basta escolher uma das datas e comparecer no local indicado. Será emitido certificado de participação.

O que é patrimônio universitário?

O Centro de Preservação Cultural da USP está fazendo um Inventário participativo das referências culturais da USP com o tema do cotidiano universitário e, numa primeira fase, realizou uma pesquisa a partir de um formulário que apresentava seis referências culturais: celebrações (por motivos diversos, sejam eles religiosos, de lazer, de passagem etc); formas de expressão (diversos valores e significados da cultura de determinado grupo, que pode acontecer de várias formas: pintura, escultura, fotografia, cinema, artesanato, dança, encenação, teatro, espetáculo, expressões, cartazes, performances etc); lugares (que podem ter significados para além de sua materialidade, vale ressaltar que são as experiências dessas pessoas que dão valor ao lugar); saberes (conhecimentos próprios que podem ser constituídos em referências culturais para o grupo, como, por exemplo, uma técnica especial para produção de determinado objeto ou formas específicas de manifestação social e política).

Em objetos e edifícios estão aqueles bens materiais produzidos que se relacionam fortemente com a memória e a experiência das pessoas, pois estão associados a fatos significativos de sua história, tornando-se uma referência cultural para esse grupo, nesta categoria também foram agregadas as construções dos campi, edifícios, estátuas, placas etc. Por fim, patrimônio natural, que são elementos relevantes do mundo natural ou áreas de excepcional biodiversidade, em que a proteção ao ambiente, ao patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial.

Para saber mais sobre o projeto acesse o Facebook ou o formulário.

.