Podcast da USP conversa sobre pesquisas na área de língua, literatura e cultura japonesa

Já está no ar o primeiro programa que fala sobre programa de pós-graduação e tira dúvidas de alunos sobre o curso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

18/01/2024 - Publicado há 3 meses
Pesquisadores falam no Youtube sobre estudos de pós-graduação em língua, literatura e cultura japonesa – Foto: Freepik

.
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou o Podcast
PPG Japonês, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Está no ar o primeiro episódio, que tem como tema Bastidores de um mestrado: os desafios da pós-graduação em estudos japoneses.

O objetivo do podcast é apresentar, divulgar e sanar dúvidas acerca do programa pertencente ao Departamento de Letras Orientais (DLO), na área de Japonês da faculdade. Dessa forma, futuros ingressantes podem assistir a professores e alunos do curso falando sobre a experiência e formação nesta área.

O primeiro programa está dividido em duas partes. A primeira traz uma introdução, mostrando aos espectadores em que consiste o mestrado em estudos japoneses e quais os motivos para cursar a pós-graduação, com Lica Hashimoto, professora do DLO e coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Na sequência, em uma conversa descontraída, os alunos Nathália Liberato Varussa, Pablo Sandino Ferreira Botelho e Yoo Na Kim, que também apresenta o podcast, contam um pouco de suas pesquisas e como estão sendo suas jornadas.

Clique no player abaixo para conferir a primeira parte:

Na segunda parte, são apresentadas dúvidas mais frequentes dos profissionais formandos da graduação que agora buscam caminho no meio acadêmico para a pós-graduação. Os convidados são os alunos Beatriz de Castro Barrosa, Isabela Mayumi Kashima e Jeferson Cristo de Santana.

Para acompanhar os próximos episódio acesse o Canal da FFLCH no Youtube, neste link.
.

Texto de Pedro Seno e Astral Souto, da Comunicação da FFLCH/USP