Paul Singer e seu trabalho com economia solidária são tema de encontro

Haverá ainda lançamento de um livro sobre Singer; evento será nos dias 6 e 7 de dezembro, no campus da USP Cidade Universitária, em São Paulo

Por - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=213672
  • 20
  •  
  •  
  •  
  •  
O professor Paul Singer fala na Conferência Nacional de Economia Solidária, em 2010, que discutiu o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado e na propriedade coletiva – Foto: Antônio Cruz/Abr

Em comemoração aos 20 anos da Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP), será realizado um seminário entre os dias 6 e 7 de dezembro. O evento, com o tema Extensão, Ensino e Pesquisa: 20 anos da ITCP-USP, homenageará o teórico da economia brasileira Paul Singer, falecido em abril deste ano.

“Vamos discutir extensão universitária, incubadoras, atualidades da economia solidária e, principalmente, fazer uma homenagem ao professor Paul Singer”, explica Reinaldo Pacheco da Costa, coordenador da ITCP na USP.

O seminário conta com convidados do Uruguai, da Argentina e do Brasil e será realizado no Auditório Milton Santos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. A entrada é gratuita.

A ITCP é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP que atua no fomento à economia solidária. Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer, a incubadora surgiu inicialmente para apoiar iniciativas dos moradores do bairro do Rio Pequeno, no Butantã.

“Paul Singer deixa um legado ao Brasil com o pensamento solidário na produção, uma inovação porque tenta levar a democracia para as áreas de serviços e produtos”, conta o coordenador.

Hoje, o programa desenvolve projetos que orientam e acompanham grupos de diversos setores, a partir da educação popular e da multidisciplinaridade. O processo de “incubação” consiste na educação permanente, visando à autonomia e à emancipação dos grupos incubados, bem como ao desenvolvimento de novas relações de produção e de trabalho para os empreendimentos criados. Atualmente, o Brasil conta com mais de 120 ITCPs.

Sobre Paul Singer

Nascido na Áustria, em 1932, Paul Israel Singer chegou ao Brasil em 1940, fugindo da perseguição nazista aos judeus. Formado em economia e doutor em filosofia, ele foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

“O professor Paul Singer mostrou com seu trabalho que é possível existir uma economia solidária, em oposição à ideia clássica de que toda economia deve ser necessariamente competitiva”, afirma Reinaldo Pacheco.

Serviço

Quando: 6 e 7 de dezembro

6 de dezembro, às 19 horas
Mesa de abertura – 20 anos ITCP-USP e homenagem ao professor Paul Singer – das 19 horas às 21h30
Lançamento do livro: Paul Singer – uma vida pra outra economia – 21h30

7 de dezembro, às 14h30
Mesa – Extensão Universitária: A experiência das incubadoras – das 14h30 às 18 horas
Mesa – Atualidade da Economia Solidária com os Movimentos Sociais – das 19 às 22 horas

Onde: Auditório Milton Santos, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo
Entrada gratuito

Bianca Kirklewski/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 20
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados