Palestras na área de física explicam sobre radiações ionizantes e materiais bidimensionais

Eventos promovidos pelo Instituto de Física da USP nesta semana apresentam temas atuais e relevantes da física com especialistas

 23/08/2021 - Publicado há 3 anos
Grafeno é um dos materiais bidimensionais que será abordado em palestra – Foto: Pixabay

.
Dois eventos com transmissão on-line promovidos pelo Instituto de Física (IF) da USP nesta semana vão abordar temas da área de física, com pesquisadores e especialistas que trazem novidades de sua área ou informações sobre seus estudos, com tópicos sempre atuais e relevantes, frequentemente nas fronteiras do conhecimento científico.

A primeira palestra nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, vai abordar Novos fenômenos em materiais bidimensionais e possíveis aplicações em dispositivos. Neste evento, o professor Helio Chacham, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Física da Matéria Condensada, vai falar sobre materiais 2D que têm sido extensamente estudados nos últimos anos, como o grafeno.

Serão apresentadas previsões teóricas e colaborações com experimentais na investigação de fenômenos anômalos associados a fortes deformações de materiais 2D, como dobras verticais (nanoparedes) que são observadas experimentalmente. Essas dobras podem ser utilizadas, por exemplo, em dispositivos eletrônicos e nanofluídicos. Também, como materiais 2D sofrem transições estruturais e eletrônicas levando, por exemplo, à formação de famílias de “diamantes 2D”.

A palestra faz parte da série Colóquios do IFUSP e a transmissão será às 16 horas pelo Canal do IF no YouTube, neste link.

Mais informações: http://bit.ly/ProximoColoquio. Assista às edições anteriores em http://bit.ly/playColoquioIF.

Outro evento, na sexta-feira, dia 27 de agosto, às 14 horas, vai abordar as principais atividades de pesquisa e os trabalhos realizados pelo grupo de Dosimetria e Monte Carlo Aplicados à Física Médica do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) ao longo dos últimos anos, em especial no que se refere às aplicações radioterápicas. O palestrante será Hélio Yoriyaz, pesquisador do Ipen com experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Física Médica.

Com o aumento vertiginoso do Método de Monte Carlo na solução de problemas na área médica, devido a sua capacidade de simular problemas complexos envolvendo o transporte de radiação, hoje este método tem sido considerado o padrão ouro no cálculo de dose absorvida em tratamentos de câncer com o uso da radiação. Sendo assim, alguns dos problemas práticos encontrados na rotina clínica que têm sido solucionados por esse método serão tratados neste seminário.

O Seminário de Física Aplicada com Aceleradores de Partículas é realizado mensalmente e busca divulgar possibilidades de colaboração e pesquisas realizadas no Laboratório de Análises de Materiais por Feixes Iônicos do IFUSP. Para participar, é necessário solicitar o link pelo e-mail lamfi@if.usp.br.

.

Com informações da Comunicação do IFUSP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.