Núcleo de pesquisas sobre pescado vai premiar receitas para a Páscoa

Qualquer pessoa pode enviar receitas até o dia 22 de março para o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde; avaliação dará preferência a pratos mais saudáveis

14/03/2024 - Publicado há 1 mês
Objetivo do concurso é incentivar o consumo de pescado no País – Foto: Freepik

.
O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, consórcio de instituições de pesquisa e ensino que tem participação de pesquisadores da USP, está promovendo o Concurso de Receitas de Páscoa para incentivar o consumo de pescado pela população. As receitas podem ser enviadas até o dia 22 de março pelo formulário on-line neste link.

Para participar, é preciso morar no Brasil e seguir o projeto Pescado para Saúde nas redes sociais. As três melhores receitas serão premiadas e outras selecionadas serão introduzidas em um e-book especial de Páscoa. Os prêmios são um ovo de Páscoa mais uma camiseta para o primeiro colocado; bombons mais uma camiseta para o segundo colocado; e uma camiseta para o terceiro colocado.

Jéssica Levy, pesquisadora do projeto Pescado para Saúde – Foto: Reprodução/Linkedin

“Nosso intuito é utilizar um feriado religioso em que grande parte da população opta pelo consumo de pescado para resgatar aspectos culturais e afetivos com essa proteína. O concurso de receitas busca estimular as pessoas a consumirem mais pescado, já que consideramos o pescado como um alimento nutritivo e saudável com menor impacto ambiental comparado às demais proteínas animais e pode servir como alternativa no combate a doença crônicas não transmissíveis”, destaca Jéssica Levy, pesquisadora de pós-doutorado do projeto e do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

O termo “pescado” é uma categoria abrangente de alimentos, composta por mariscos, mexilhões, peixes, camarões, caranguejos, siris, algas e outros organismos que vivem em água doce ou salgada. A escolha das receitas vencedoras deverá considerar o uso de ingredientes regionais ou nacionais, a qualidade da foto, o custo e a facilidade de preparação. Os avaliadores darão preferência para pratos mais saudáveis e, para quem é vegetariano ou vegano, receitas com algas também serão aceitas.

Alternativa mais saudável

O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde envolve várias instituições, tem o IO USP como sede em co-execução com o Instituto de Pesca, e parceria com a Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Iniciou em outubro de 2022 e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) — a ideia é que ele seja articulado em um Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP), no âmbito do edital Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp, que busca resolver problemas e desafios enfrentados pelo Estado por meio da pesquisa aplicada.

A missão do núcleo é promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, como uma alternativa mais saudável ao consumo de carnes vermelhas e processadas e fast foods na luta contra a epidemia de obesidade, doenças coronárias e males associados existentes no Estado de São Paulo e no Brasil.

Como primeira tarefa, o núcleo realizou um estudo de mercado para identificar as espécies de pescado mais consumidas no Estado de São Paulo e as preferências do consumidor. “Esses dados logo serão divulgados por meio de artigos científicos, palestras em eventos e publicações nas nossas redes sociais. O estudo conduzido prezou em envolver toda a cadeia produtiva com foco no consumidor”, explica Jéssica.

Para esclarecer o público sobre a importância do pescado, o projeto também possui jogos interativos on-line como Dona Maria e o Jantar de Natal, João na Semana do Pescado e Caça aos Ovos disponíveis neste link.

Para enviar uma receita clique aqui. Acompanhe a página do projeto e siga as redes Pescado para a Saúde no Facebook e Instagram.

Com informações da Faculdade de Saúde Pública