Coisas legais: site quer explicar ciências exatas de forma mais atrativa

“Acta Legalicus” é uma iniciativa de divulgação científica inspirada em eventos organizados na USP em São Carlos

29/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:30
Home do site – Foto: Reprodução

Todo mês, em alguma sexta-feira, às 13h13, o auditório do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abre as portas para mais uma edição do Seminário de Coisas Legais.

Agora, além dos eventos no instituto, a iniciativa conta com um site, o Acta Legalicus, que hospedará artigos de estudantes de graduação e pós-graduação sobre divulgação científica nas áreas de matemática, computação e estatística.

O objetivo do projeto é abordar matemática e áreas afins de uma forma mais descontraída e atrativa. Alunos de graduação, pós-graduandos e até professores escolhem assuntos variados e, didaticamente, quebram os tabus que consideram essas áreas complexas demais para o público em geral.

O Seminário de Coisas Legais existe desde 2011 e é organizado pelos professores do ICMC Leandro Aurichi e Marina Andretta, que também é pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Com o portal, os docentes tratarão com a mesma leveza do Seminário os assuntos relacionados às tão temidas áreas exatas.

O Acta Legalicus é organizado por áreas e por níveis de dificuldade dos textos, que são classificados com xícaras de café. Quanto mais xícaras o artigo tiver, maior é a demanda por conhecimentos específicos da área.

“A Acta Legalicus tem dois objetivos principais. O primeiro deles é levar ao público artigos de divulgação que tratem de assuntos legais, para mostrar que matemática e áreas afins são muito mais interessantes do que o pessoal costuma ver na escola”, explica a professora Marina. “Além disso, queremos dar aos alunos de graduação e pós-graduação a experiência de escrever e revisar artigos, que é bastante importante para a formação deles – principalmente para aqueles que pretendem seguir carreira acadêmica”.

Como submeter trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados para o Acta Legalicus na área de submissões do site. Depois de ser recebido pelos editores, cada artigo é encaminhado para dois pareceristas anônimos – em geral um aluno de graduação e um de pós-graduação. Se o artigo for aceito, o autor recebe as sugestões dos pareceristas e o artigo é revisado até sua versão final para, enfim, ser publicado no Acta.

Teorema da Gaveta de Regina Silveira. ICMC. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Vista do Campus I de São Carlos –  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-Unicamp, IBILCE-Unesp, FCT-Unesp, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação do ICMC