Na USP em São Carlos é possível participar de aulas de matemática e estatística junto a universitários

Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação promove a iniciativa “Aulas Abertas”; participação é gratuita

21/02/2024 - Publicado há 2 meses
Para participar das “Aulas Abertas”, basta comparecer no local indicado, nos dias e horários, de acordo com as disciplinas disponíveis – Foto: Reinaldo Mizutani/USP Imagens

.
Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação e de pós-graduação. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

O objetivo do programa é promover a aproximação do Instituto com a comunidade, possibilitando que os participantes sintam como é a vida acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos.

O conteúdo das aulas é adaptado para facilitar a interação dos participantes com os professores e estudantes. Os professores fazem uma descrição geral das disciplinas ressaltando sua importância no curso e na vida profissional.

ICMC recebe o público no projeto Aulas Abertas– Foto: Divulgação/ICMC

Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores e toda a comunidade da região. Há 14 aulas disponíveis no início do semestre, com duração de 50 minutos cada. Entre elas, Métodos de Cálculo Numérico, Redes Complexas, Computação Numérica e Simulações para Engenharia Ambiental e Introdução à Programação de Computadores  Para participar, basta comparecer no local indicado nos dias e horários de acordo com as disciplinas disponíveis abaixo ou neste link.

Relação de disciplinas de Graduação a serem oferecidas no 1º semestre de 2024:

SME0205 – Métodos do Cálculo Numérico I – Docente: Antonio Castelo Filho
Data: dia 29 de fevereiro (quinta-feira) das 08h10 às 09h – Local: Sala 5-103, Bloco 5, ICMC-USP

SME0300 – Cálculo Numérico (Mecatrônica) – Docente: Antonio Castelo Filho
Data: dia 28 de fevereiro (quarta-feira) das 16h20 às 17h10 – Local: Sala 01, Bloco C, Campus I

SME0130 – Redes Complexas – Docente: Francisco Aparecido Rodrigues
Data: dia 26 de fevereiro (segunda-feira) das 17h às 17h50 – Local: Sala 4-005, Bloco 4, ICMC-USP

SME0300 – Cálculo Numérico (Mecânica) – Docente: Livia Souza Freire Grion
Data: dia 28 de fevereiro (quarta-feira) das 08h10 às 09h – Local: Sala 02, Bloco C, Campus I

SME0333 – Computação Numérica e Simulações para Engenharia Ambiental I (Ambiental) -Docente: Livia Souza Freire Grion
Data: dia 29 de fevereiro (quinta-feira) das 16h20 às 17h10 – Local: Sala 33, Bloco Vermelho, Campus II

SME0230 – Introdução à Programação de Computadores – Docente: Marina Andretta