USP São Carlos oferece aulas abertas de matemática e estatística

Iniciativa permite que qualquer interessado possa participar de aulas da graduação e da pós-graduação

27/07/2017 - Publicado há 7 anos
Comunidade pode assistir às aulas junto com os estudantes da USP – Foto: Divulgação

Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP em São Carlos? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação e de pós-graduação.

Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores, profissionais e toda a comunidade da região. As aulas têm duração de 50 minutos e contemplam diversos temas na área de ciências exatas.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. A relação de aulas abertas no segundo semestre de 2017 pode ser consultada neste link. Como o programa é contínuo, novas aulas podem ser disponibilizadas e a agenda pode sofrer alterações. Para participar, basta comparecer aos locais nos dias e horários indicados.

Sobre o Aulas Abertas

O objetivo do programa é promover a aproximação do ICMC com a comunidade, possibilitando que os participantes sintam na pele como é a vida acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos.

Segundo o professor Gustavo Buscaglia, chefe do SME, o conteúdo das aulas é adaptado para facilitar a interação dos participantes com os professores e estudantes. “Os professores farão uma descrição geral das disciplinas e das técnicas a serem aprendidas, ressaltando a importância dessas disciplinas no curso e na vida profissional”, declarou o docente.

Da Assessoria de Imprensa do ICMC