Museu de Geociências da USP reabre para atividades educativas e visitas de escolas

Espaço com acervo de minerais, rochas, meteoritos e fósseis raros estará aberto para visitas mediadas a partir do dia 1 de março; saiba como agendar seu passeio

08/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:49
Réplica de fóssil em exposição no jardim do Museu de Geociências da USP – Foto: Wikimedia Commons

.
O Museu de Geociências da USP volta a receber turmas escolares para visitas monitoradas a partir do próximo dia primeiro de março. Localizado no campus Cidade Universitária, no bairro Butantã, em São Paulo, o museu é dedicado ao aprendizado de assuntos como a geologia, a mineralogia e a paleontologia. Os passeios com mais de 10 pessoas podem ser mediados por monitores, que explicam conceitos científicos a partir do acervo, e devem ser agendados previamente no site da instituição.

No momento do agendamento, é possível solicitar aos monitores que algum tema dentro das áreas de Geografia, Geologia e Astronomia seja abordado, de acordo com o que os alunos estão aprendendo em sala de aula. O limite máximo de visitantes por horário é de 80 pessoas. As visitas individuais ou de grupos com menos de 10 pessoas não serão mediadas e não precisam ser agendadas.

Aos grupos participantes, o museu solicita uma doação de R$ 2 por aluno de instituições públicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) e de R$ 6 por aluno de instituições privadas, como forma de contribuir para a manutenção das diversas atividades oferecidas. O passeio dura, em média, 1 hora e 30 minutos e é monitorado por estudantes de diversos cursos de áreas como Geofísica, Geologia, Geografia e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental.
.

Peças do acervo do Museu de Geociências da USP: à esquerda, Fluorita; à direita, fóssil de Tupandactylus, único fóssil completo desta espécie já encontrado no mundo – Fotos: Bruno Maruyama e Museu de Geociências

Acervo

Com um espaço expositivo de 450 m², o Museu de Goeciências conta com uma exposição permanente com cerca de 5000 amostras de minerais, minérios, gemas e meteoritos. Entre esses, destaca-se o meteorito de Itapuranga, o terceiro maior do Brasil.

A instituição também possui uma grande coleção de fósseis disponível ao público, destacando-se a exposição temporária Fósseis do Araripe, um conjunto de fósseis em excelente estado de preservação, com exemplares de dezenas de espécies de plantas, insetos, camarões, escorpiões, aranhas, moluscos, peixes, tartarugas, crocodilianos, lagartos, pterossauros e aves, que habitavam o Brasil de 120 a 100 milhões de anos atrás.

+ Mais

O que as areias nos contam sobre um lugar?

Além disso, é possível conhecer a exposição temporária Areias, onde se aprende como os grãos de areia podem fornecer informações científicas sobre a história de uma região por meio de experiências táteis. Nessa exposição, serão disponibilizadas luvas individuais aos participantes.

Museu de Geociências da USP

Localização: Rua do Lago 562, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã
Agendamentos: devem ser feitos via telefone, pelos números (11)3091-3952 e (11) 3091-4670, ou através do site, clicando aqui
Horários para agendamento: segunda a sexta das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas