Morre Eunice Durham, antropóloga e Professora Emérita da FFLCH

Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP teve longa e comprometida trajetória pela democratização do acesso ao ensino superior e pelo ensino da antropologia

20/07/2022 - Publicado há 2 anos
Professora Eunice Durham, em documentário sobre os 50 anos de 1968 – Foto: Reprodução/Canal USP

Morreu nesta terça-feira (19) a professora Eunice Ribeiro Durham, antropóloga, cientista política e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Pesquisadora e membro do Conselho do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP desde 2005, por muitos anos dirigiu e inspirou a vida intelectual e acadêmica do núcleo.

“A professora Eunice foi uma voz poderosa em defesa da ciência e da pesquisa. Além de sua contribuição intelectual à antropologia brasileira, o NUPPs lembra em especial seu legado para a área que explora as mudanças por que passa o ensino superior à medida que responde às novas demandas da sociedade do conhecimento”, registrou o núcleo em nota de pesar. “Sua produção intelectual nessa área é ainda mais atual quando consideramos os enormes desafios por que passa a educação no Brasil nos dias de hoje.”

Em sua trajetória de vida, a professora Eunice uniu a reflexão à prática. Na vida acadêmica, foi professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP numa época em que poucas mulheres chegavam a essa posição. Foi também presidente da ABA (Associação Brasileira de Antropologia), conselheira e vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Trabalhou para a institucionalização do trabalho de extensão universitária na Comissão Especial da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da Reitoria da USP nos anos de 1988 e 1989, no mesmo período em que passava a atuar também como assessora especial da Reitoria para Políticas Universitárias, entre 1987 e 1989. Coordenou também o Nupes – Núcleo de Pesquisa de Ensino Superior da USP, de 1989 a 2005, além de ser cofundadora do mesmo.

Eunice teve, ainda, um papel marcante na formulação de políticas para o Ensino Superior no Brasil democrático. Ela foi membro do Conselho Nacional de Educação, presidente da Capes e secretária de Ensino Superior no Ministério da Educação.

“E, apesar da pesquisa me ter trazido maior reconhecimento intelectual, a docência foi sempre minha verdadeira vocação: a tarefa de formar estudantes – não apenas a de lhes ensinar antropologia, mas a de procurar fazer com que a utilizassem para alargar sua visão de mundo, para assumir uma perspectiva crítica em relação à sociedade e a si mesmos, para adquirir o relativismo necessário na análise da diversidade de comportamentos e valores que constitui a base da tolerância sem a qual não se constitui a cidadania democrática”, disse Eunice Durham em cerimônia de concessão do título de Professora Emérita, em 2002.

O velório e a cerimônia serão realizados no Cemitério e Crematório Horto da Paz, Rua Horto da Paz, 191, Potuverá, Itapecerica da Serra – SP, no dia 20/7/22, – velório às 11h e cerimônia às 13 horas.

Com informações do NUPPs e do Nupes