Iniciativa prepara psicólogos para atendimento a pacientes com fissura labiopalatina

Curso gratuito e on-line oferecido pelo Centrinho da USP em parceria com a Smile Train vai abordar protocolos de atendimento psicológico para familiares e pacientes com fissura labiopalatina; inscrições estão abertas até domingo, 7 de março

01/03/2021 - Publicado há 3 anos
Curso é oferecido por hospital referência no atendimento à fissura labiopalatina – Foto: Divulgação / Centrinho – HRAC USP

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru promove, de março a outubro de 2021, o curso de formação continuada Psicologia e Fissura Labiopalatina, realizado em parceria com a Smile Train, maior organização filantrópica internacional de fissura labiopalatina e parceira do HRAC-USP. O curso busca a atualização de profissionais de psicologia que atuam em todo o Brasil no atendimento de familiares e pacientes com fissura labiopalatina.

“O HRAC-USP e a Smile Train estão somando forças para disseminar o conhecimento sobre fissura labiopalatina e qualificar profissionais de todo o País, beneficiando o tratamento dos pacientes”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Com oito horas de carga horária cada, o curso é gratuito e on-line, transmitido pelo YouTube. As inscrições serão recebidas até às 23h59 do dia 7 de março, domingo, pelo Sistema Apolo (selecionar a Unidade Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – Bauru e o curso desejado).

O curso Psicologia e Fissura Labiopalatina acontece de 9 de março a 5 de outubro, sempre na segunda terça-feira de cada mês, das 18h30 às 19h30 (com exceção da última aula, que será no dia 5 de outubro), e tem coordenação de Mariani da Costa Ribas, chefe técnica da Seção de Psicologia do HRAC-USP. Entre os temas que serão abordados estão Aspectos psicológicos no diagnóstico e considerações sobre a gestação e o nascimento; Preparo psicológico pré-cirúrgico e para exames; Fases do desenvolvimento pré-escolar e escolar; Avaliação neuropsicológica hospitalar; e Questões emergentes e protocolos de atendimento psicológico.

Mais informações sobre o curso com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

Texto adaptado de Tiago Rodella, Assessoria de Imprensa do HRAC