Grupo da USP em São Carlos é campeão brasileiro de futebol de minirrobôs

Warthog Robotics, grupo da USP em São Carlos, ficou em primeiro lugar na categoria futebol minifísico da RoboCore Experience, maior competição brasileira de combate de robôs, realizada durante a 15ª Campus Party Brasil

09/08/2023 - Publicado há 9 meses
Desenvolvidos pelo Warthog Robotics, os robôs da USP São Carlos alcançaram 100% de aproveitamento na competição, marcando 86 gols e sofrendo apenas 19 durante as sete partidas disputadas – Foto: Warthog Robotics

Por Denise Casatti*

Três pequenos robôs construídos por estudantes da USP, em São Carlos, jogaram um bolão no maior campeonato de combate de robôs da América Latina, a RoboCore Experience (RCX/2023). Programados para disputar a bola de forma autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção humana, eles conquistaram o primeiro lugar na categoria futebol minifísico (very small size), levando o grupo Warthog Robotics ao topo do pódio no último dia 30 de julho, durante a Campus Party Brasil, evento que sediou a competição.

Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e ao Centro de Robótica de São Carlos (CROB), o Warthog Robotics é um dos maiores grupos de pesquisa e extensão em robótica do Brasil, composto de estudantes de graduação e de pós-graduação do campus da USP, em São Carlos. No total, 19 membros do grupo participaram da RoboCore Experience (confira a relação de participantes no site do ICMC), em que o time campeão venceu a partida final por 9 a 3, contra a equipe da Escola Politécnica (Poli) da USP. Os robôs de São Carlos alcançaram 100% de aproveitamento na competição, marcando 86 gols e sofrendo apenas 19 durante as sete partidas disputadas.

Segundo os organizadores da RoboCore Experience, o campeonato reuniu 547 robôs de 96 equipes de sete diferentes países como França, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, Filipinas e Paraguai, divididos em 21 categorias de variados segmentos, entre eles combate, hockey e futebol. A competição foi um dos grandes atrativos da Campus Party, que aconteceu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, de 26 a 30 de julho.

Conquista aconteceu durante a Campus Party Brasil, evento que sediou a RoboCore Experience, realizada de 26 a 30 de julho em São Paulo – Foto: RoboCore

.
Sob orientação dos professores Ivan Nunes, da EESC, e Roseli Romero, do ICMC, a equipe ressalta que o título só foi possível graças ao apoio e suporte proporcionados pelas instituições, que providenciaram estrutura, orientação e, principalmente, acesso ao conhecimento necessário para participar da competição. “Isso possibilitou ao grupo atingir o topo no cenário nacional de robótica. Devido às pesquisas, trabalhos e estudos desenvolvidos nessas instituições, o Warthog Robotics consegue aplicar o que há de mais inovador em robótica nacional e mundial”, comemora o coordenador da equipe, Rafael Lang.

O time prossegue, agora, com a preparação para a Copa Latino-Americana de Robótica (Larc) que ocorrerá em Salvador, na Bahia, de 7 a 12 de outubro. Além de concorrer novamente na categoria futebol minifísico (very small size), o Warthog competirá em duas outras modalidades: futebol de robôs small sizeem que é o atual vice-campeão; e @home, na qual a equipe conseguiu quatro vice-campeonatos e um título nos últimos seis anos.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC/USP