Em São Carlos, USP tem curso de robótica para professores da rede pública

Atividades serão realizadas aos sábados, de 21 de julho a 11 de agosto, das 9 às 12 horas; inscrições até 18 de julho

Por - Editorias: Extensão - URL Curta: jornal.usp.br/?p=179062
  • 255
  •  
  •  
  •  
  •  
Ferramenta Arduino possibilita a criação de diversos robôs – Foto: Denise Casatti/ICMC

.
Estão abertas as inscrições para o curso Arduino aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica. A atividade será oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, aos sábados, das 9 às 12 horas, com início no dia 21 de julho e término em 11 de agosto. O público-alvo são os professores da rede pública de ensino, tanto do nível fundamental quanto médio.

A professora Roseli Romero, que coordena o curso, destaca a importância dos professores participarem da iniciativa do ICMC, tendo em vista que a ferramenta Arduino possibilita a criação de diversos robôs e tem um custo mais acessível do que os tradicionais kits robóticos comercializados atualmente.

Durante o curso, serão apresentados conceitos básicos sobre todos os componentes necessários para a montagem e programação de robôs, direcionados às tarefas que as equipes precisam realizar na Olimpíada Brasileira de Robótica. As atividades serão ministradas por José Alberto Diaz Amado, pós-doutorando do ICMC e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

A taxa de inscrição para participar da atividade é de R$ 50,00 e as inscrições devem ser efetuadas, até 18 de julho ou enquanto houver vagas, por meio do Sistema Apolo. A taxa também deve ser paga até dia 18 de julho, via boleto, que será gerado pelo sistema de inscrição.

Vale lembrar que as 25 vagas disponibilizadas serão destinadas prioritariamente a professores da rede pública de ensino, mas, caso não sejam preenchidas na totalidade, poderão ser oferecidas a outros públicos.

O curso será na sala 6-303, no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, em São Carlos, e, para ver o programa completo, acesse este link. Confira, a seguir, como realizar sua inscrição passo a passo:

  1. Faça o cadastro no sistema Apolo da USP, por meio desse link: icmc.usp.br/e/41ad0
  2. Para efetivar a inscrição, envie um documento comprovando vínculo com a instituição de ensino em que atua (holerite, declaração da escola, cadastral funcional) bem como o comprovante de pagamento da taxa para o e-mail ccex@icmc.usp.br.
  3. Aguarde o recebimento de um e-mail com a confirmação da matrícula no curso.

Denise Casatti/Assessoria de Comunicação ICMC

  • 255
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados