Treinamentos gratuitos ensinam a usar bases de dados em pesquisa

Sibi promove workshops nos campi da USP em São Paulo e no interior sobre Scopus, ScienceDirect e Mendeley

12/04/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: divulgação

Ao realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas. Por isso, o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP promove periodicamente workshops e treinamentos de uso de bases de dados em pesquisa para auxiliar as atividades dos pesquisadores, alunos e professores da Universidade.

Na próxima segunda-feira, 17 de abril, começa uma série de workshops sobre estratégias de Busca, Índice H, Fator de Impacto, Autores, Citações e Organização de Informações no Scopus, Science Direct, Mendeley e Engineering Village/Compendex. Os encontros ocorrem até 17 de maio, em diferentes unidades da USP localizadas nos campi de São Paulo, Bauru, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.

Saiba mais sobre as bases de dados que serão abordadas:

Scopus – base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. Apresenta uma visão abrangente de de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São mais de 46 milhões de registros, 70% com resumos, e aproximadamente 19.500 títulos de 5.000 editoras em todo o mundo. O acesso à base Scopus está disponível via Portal do Sibi e via Portal Capes.

ScienceDirect – plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento e editoras internacionais.

Mendeley – ferramenta gratuita de gestão de referências e de redes sociais acadêmicas.

Engineering Village/Compendex – base de dados que abrange todas as áreas da engenharia (para algumas localidades apenas).
Essa será oferecida apenas em São Carlos.

Confira a agenda de workshops

Workshop Scopus – Mendeley – ScienceDirect – CQ/USP
Data: 17/04/2017
Local: Sala Multimídia da Biblioteca do Conjunto das Químicas