Museu Republicano promove eventos culturais nas férias

Programação começa neste sábado, dia 6, e inclui concerto de piano, exposições, curso e lançamento de livros

04/07/2019 - Publicado há 5 anos
O pianista Ricardo Diniz executa obras de Heitor Villa-Lobos neste sábado, dia 6, às 11 horas, no Museu Republicano de Itu – Foto: Divulgação

O Museu Republicano de Itu da USP anunciou nesta semana a sua programação de férias, que inclui concerto de piano, ações educativas, exposições, curso e lançamento de livros. Todos os eventos são gratuitos e acontecem no museu, localizado na Rua Barão de Itaim, 67, no centro de Itu (SP).

A programação começa neste sábado, dia 6, às 11 horas, com um concerto do pianista Ricardo Diniz, que executará cantigas selecionadas do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O local tem capacidade para 100 pessoas. Diniz estudou da Fundação Escola Magda Tagliaferro, em São Paulo, e foi aluno do pianista Gilberto Tinetti, professor aposentado do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

No dia 7, domingo, também às 11 horas, haverá o evento Mediação de Leitura de Fontes Documentais Textuais nas Exposições, com a arte-educadora, atriz e produtora cultural Camila Luiza, que atua em projetos de incentivo à leitura, além de encenar espetáculos teatrais e produzir eventos artísticos.

Carga das Canoas, obra do artista Oscar Pereira da Silva que será analisada durante ação educativa – Foto: Reprodução / Acervo Museu Paulista da USP / Domínio Público

Nos dias 12 e 19 de julho, das 14h30 às 15h30, será a vez da ação educativa Território e Personagens nas Obras de José Ferraz de Almeida Júnior. Segundo os organizadores do evento, “essa atividade destacará a importância de Itu e arredores na produção pictórica do artista ituano Almeida Júnior (1850-1899), quer em relação ao território e à paisagem, quer na retratação de diversos personagens de relevância nacional ou local”. Uma das obras analisadas será Partida da Monção (Estudo), que pertence ao acervo do Museu Paulista da USP. A inscrição precisa ser feita pelo e-mail edu.mrci@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3. São 25 vagas.

No dia 13, domingo, haverá dois eventos. Um deles, que se estenderá das 9 às 18 horas, é o curso de extensão O Campo da Educação Não Formal e a História Oral: o Lugar do Menor e as Possibilidades de Diálogos, com Renata Sieiro Fernandes e Lívia Morais Garcia Lima. As inscrições devem ser feitas até 9 de julho pelo e-mail edu.mrci@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3. São 50 vagas.

Partida da Monção (Estudo), obra de José Ferraz de Almeida Júnior, que será analisada em evento no Museu Republicano de Itu – Foto: Reprodução / Acervo do Museu Paulista da USP / Domínio público

O outro evento no dia 13 será o lançamento, às 13 horas, dos livros Abordagens Teórico-Metodológicas nas Pesquisas em Educação Não Formal (Editora Setembro), de Renata Sieiro Fernandes, e História Oral e Educação Não Formal – O Patrimônio Cultural nas Fazendas Históricas Paulistas (Appris Editora), de Lívia Morais Garcia Lima.

Já no dia 20, das 10h30 às 11h30, acontece outra ação educativa, a exposição Viagens Fluviais: Homens e Canoas na Rota das Monções. “Essa ação educativa abordará as dimensões materiais das viagens que se realizavam pelos rios entre Porto Feliz (SP) e Cuiabá (MT) durante os séculos 18 e 19, conhecidas como monções, por meio da análise do beque de proa de uma embarcação daquele período, de reproduções de desenhos de Hercule Florence, integrante da expedição Langsdorff, e da leitura das telas de José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva e Aurélio Zimmerman, que retratam aspectos das expedições fluviais”, segundo os organizadores do evento, que tem 25 vagas. Informações e inscrições: e-mail edu.mrci@usp.br e telefone (11) 4023-0240, menu 3.

O Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu (SP). Mais informações podem ser obtidas no site do museu.