Museus da USP promovem eventos on-line na 15ª edição da Primavera dos Museus

Evento do Instituto Brasileiro de Museus começa hoje e inclui atividades remotas de museus da USP de três cidades

 20/09/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Atividades virtuais de museus da USP começam hoje – Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens

.
Começa hoje a Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece desde 2007 e conta com museus da USP em sua programação. Boa opção para quem sente saudades destes centros culturais, o objetivo do evento é divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando seu público visitante e intensificando sua relação com a sociedade. 

Por conta da pandemia, o tema da 15ª edição do evento é “Museus: perdas e recomeços”, com discussões e reflexões sobre a atuação dos museus neste momento de crises. São mais de 680 centros culturais, museus e instituições de memória inscritos, e 1.700 atividades distribuídas por todo o Brasil. A programação completa, com todos os seminários, exposições, apresentações artísticas e debates, está disponível aqui e se estenderá até domingo, dia 26.

Confira abaixo o que os museus da USP preparam para o evento.

MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP (São Paulo)

Visita virtual à exposição do museu e palestras – de 20/09 a 26/09

O museu preparou tour virtual, visita guiada on-line e palestras com depoimentos de profissionais e colaboradores da área de museus sobre a relevância destas instituições na construção da cidadania. Todas as atividades são abertas, transmitidas pelo canal do museu no YouTube, e não requerem inscrição.

Mais informações: Site | YouTube | Facebook | Twitter | Instagram | mz@usp.br

MUSEU REPUBLICANO DE ITU (Itu)

Live de apresentação do site educativo “José de Ferraz Almeida Júnior no acervo do Museu Republicano de Itu/MP/USP” – 21/09, das 18h às 19h

A partir das 18h, será apresentado o site “Almeida Junior no acervo do Museu Republicano” sobre o artista, importante pintor do século 19. Destinado a educadores que planejam visitar, com seus estudantes, as exposições em exibição no Museu Republicano de Itu, o site reúne material educativo, roteiro de visitas, textos sobre gêneros de pintura, jogos, indicações bibliográficas, fontes documentais disponíveis on-line e galeria de telas  em exibição nas salas do museu. A galeria conta com audiodescrição. 

Mais informações: Facebook | Site | YouTube | edu.mrci@usp.br 

MUSEU DA EDUCAÇÃO E DO BRINQUEDO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP (São Paulo)

Oficina “Memória do Brincar” – 25/09, das 10h às 11h30

A oficina conta com uma roda de conversa, mediação de leitura, sensibilização sonora e criação poética para adultos e crianças a partir de seis anos. Serão abordados temas como memória, brincadeiras e brinquedos. A atividade é inspirada na história O Recado da Chuva, de Célia Cris Silva. O encontro acontece virtualmente, pelo Google Meet, no link, e as inscrições podem ser feitas neste link. Haverá emissão de certificado. 

Mais informações: Site | Facebook | Instagram | meb@usp.br

 MUSEU E CENTRO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E ARTES LUIZ DE QUEIROZ  (Piracicaba)

Visita virtual monitorada –  25/09, das 14h às 16h

O passeio explora o espaço interno do museu, seu acervo e história, abordando a relação com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq) e a importância da instituição para a agricultura nacional. Haverá emissão de certificados. Inscrições aqui.

Mais informações: Linktree | Facebook | Instagram | YouTube | museulq@usp.br 

PARQUE DE CIÊNCIAS / MUSEU BIOLÓGICO (São Paulo)

Webinário “Era para ser 15 dias” – 23/09, às 15h

Membros da equipe do Museu Biológico conversam com o público sobre a rotina de cuidados do museu e os planos para a reabertura aos visitantes. Biólogos, veterinários e educadores contam sobre a rotina com os animais do Museu Biológico durante a pandemia. Para participar basta entrar na sala do Zoom, sem inscrição prévia. A sala virtual tem capacidade para 250 pessoas. 

Encontro “Memórias da Pandemia: das perdas à reinvenção” – 25/09, às 10h

O encontro na plataforma Zoom explora relatos enviados pelo público acerca das perdas e reinvenções provocadas pela pandemia. Esta atividade é integrada com o Museu de Microbiologia, o Centro de Memória, o Museu Histórico e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. 

Mural “Meu melhor amigo” 

O museu convida seu público a compartilhar, em um ambiente on-line, histórias com animais e plantas de estimação durante o isolamento social, relatando como essa experiência impactou sua vida. O objetivo é construir uma rede de afeto com outras pessoas. Para participar e conferir o mural, acesse o link.

Mais informações: Site | Facebook | Instagram | Linktree | museubiologico@butantan.gov.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.