Evento debate a violência processual contra jornalistas e a imprensa no Brasil

Encontro acontece na Escola de Comunicações e Artes da USP nesta quarta, dia 29 de novembro, às 14 horas, e terá transmissão on-line pelo Youtube

27/11/2023 - Publicado há 5 meses
Uso de ações judiciais para promover censuras a jornalistas é tema de evento na USP – Foto: Macor/123RF

.
A chamada violência processual contra jornalistas e a imprensa no Brasil é tema do seminário Violência de Estado contra Jornalistas e a Imprensa, que será realizado nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 14 horas, no auditório Paulo Emílio da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O evento presencial acontece na avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Haverá transmissão on-line pelo canal do Youtube do CJE neste link.

De acordo com os organizadores, a violência processual contra jornalistas e a imprensa no Brasil se refere ao uso de ações judiciais para promover censuras e a autocensuras de jornalistas e veículos de imprensa, o que se nomeia também como assédio judicial. No entanto, as categorias que configuram esse tipo peculiar de violência ainda não são consenso e o acesso aos dados é precário.

Para entender as características dessa violência processual, o seminário se propõe a recuperar as raízes históricas da violência de Estado contra as liberdades de comunicação, inseri-las no contexto atual de extremismos e dialogar com iniciativas de monitoramento e defesa desses direitos. Algumas dessas iniciativas de monitoramento e defesa dos direitos de jornalistas e à informação são organizações profissionais e sociais como a Abraji e o recém-criado Instituto Tornavoz

O evento contará com a presença da jornalista Letícia Sarmento, responsável da Abraji pelo monitoramento de casos de violência processual contra jornalistas, com a jurista Taís Gasparian, uma das fundadoras do Instituto Tornavoz, e o jornalista Fausto Salvadori, da Ponte Jornalismo. A organização é do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL) da ECA, liderado pelos professores Vitor Blotta e Eugênio Bucci.

Violência de Estado contra Jornalistas e a Imprensa
Dia 29 de novembro de 2023, das 14h às 16h30
Auditório Paulo Emílio, no 2º andar do prédio central da ECA USP
Avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 443, bairro do Butantã, em São Paulo
Transmissão on-line pelo canal do Youtube do CJE neste link.