Engenharia de transportes é discutida em simpósio internacional

O “2º Simpósio Internacional em Engenharia de Transportes”, que ocorre de forma on-line, é organizado gratuitamente pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pela Escola Politécnica e vai de 19 a 30 de outubro

O Jornal da USP no Ar recebeu hoje (21) Flávio Vaz de Almeida e Kamilla Vasconcelos, professores do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, para comentar sobre o 2º Simpósio Internacional em Engenharia de Transportes, organizado pela Poli e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O evento ocorre de forma on-line e gratuita entre os dias 19 e 30 de outubro. 

Cobrindo temas como transporte sob demanda, segurança viária, veículos e pavimentos automatizados, acessibilidade inteligente e até a relação da pandemia com os sistemas de transporte, o aspecto mais interessante do simpósio, segundo Almeida, é a abrangência de temas e palestrantes. “Conseguimos envolver nove países e 12 universidades nesse projeto, o que agrega diferentes pontos de vista sobre as áreas ligadas à engenharia de transporte, além de fortalecer a internacionalização do nosso curso de pós-graduação”, afirma o professor. Para a professora Kamilla, o evento em si é fruto da atuação por meio de parcerias na área de transportes. 

Segundo os professores, com a experiência da pandemia, o setor de transportes tem sido repensado, desde a utilização dos transportes públicos até o fluxo de pessoas em pontos de transporte público. Para Almeida, é um momento importante para o fortalecimento da pesquisa, especialmente no Brasil, onde há especificidades locais que demandam estudos. Por isso, o contato com outras instituições é tão importante. “A infraestrutura vem sendo afetada com a pandemia, e a área de transportes é essencial para o funcionamento da sociedade. Queremos trazer atenção para essas demandas tão importantes”, aponta Kamilla. 

Todas as palestras estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC e ficarão gravadas. “Estendemos o convite, ainda, a todas as entidades e setores públicos da área de transportes e que buscam saber um pouco mais sobre o que é estudado nesta área fora do Brasil”, completa Kamilla.

 

Rádio USP

Ouça a entrevista com o professor Adalberto Faxina, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia do campus de São Carlos da USP, fazendo um balanço dos resultados do Simpósio de Engenharia de Transportes, realizado entre os dias 19 e 30 de outubro.

 

atualizado em 03/11/2020 às 9h35


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.