Medical Winter School cria ambiente internacional na Faculdade de Medicina

O reitor Marco Antonio Zago participou, no dia 13 de julho, da abertura do primeiro Medical Winter School promovido pela Faculdade de Medicina (FM).

16/07/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 28/06/2017 as 16:25

O reitor Marco Antonio Zago participou, no dia 13 de julho, da abertura do primeiro Winter School promovido pela Faculdade de Medicina (FM)

O Medical Winter School é um curso ministrado em inglês, voltado a alunos de graduação na área médica da USP e de universidades brasileiras e estrangeiras conveniadas. Essa primeira edição, que acontece até o dia 24 de julho, consiste em duas semanas de atividades educacionais abordando cinco tópicos: Radiologia e Oncologia; Medicina Preventiva; Doenças Infecciosas; Patologia; e Cardiopneumologia. Além do programa educacional, também estão agendadas visitas ao Hospital das Clínicas e atividades de integração, organizadas pelo Centro Acadêmico e pela Atlética da Faculdade.

Participam dessa primeira edição do Medical Winter School 55 alunos de Graduação, entre estudantes da USP e de universidades conveniadas de 18 países

“Essa é uma grande oportunidade para a Faculdade de Medicina receber pessoas de diferentes lugares do mundo e compartilhar assuntos de interesse nas áreas médicas. Esperamos que, daqui para frente, essa experiência se repita mais frequentemente”, afirmou o diretor da Faculdade de Medicina, José Otávio Costa Auler Junior, na cerimônia de abertura do curso.

“Além de mostrar como o ensino da medicina tem se desenvolvido no Brasil e de trocar experiências com pessoas de diferentes origens – nosso principal objetivo –, os alunos estrangeiros terão a chance de entrar em contato com o Sistema Único de Saúde brasileiro, que é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo”, ressaltou o reitor Marco Antonio Zago.

A cerimônia foi realizada na Sala da Congregação da Faculdade e contou também com a presença do vice-reitor Vahan Agopyan; do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; e do presidente da Comissão de Pós-Graduação da FM, Edmund Baracat.

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina, Aluisio Segurado, proferiu a palestra de apresentação do curso. “Promover uma atmosfera internacional no campus é o principal objetivo desse curso. Queremos incentivar o intercâmbio cultural e científico, queremos promover amizades que, no futuro, serão a base para novas parcerias acadêmicas”, afirmou.

(Foto: Ernani Coimbra)