Semana terá diversos eventos organizados por especialistas da USP

De 27 a 31 de julho, público pode acompanhar de casas atividades gratuitas

 24/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/07/2020 as 11:47

Pesquisadores e professores da USP participam nesta semana, de 27 a 31 de julho, de webinars, lives, seminários e outros encontros que podem ser acompanhados gratuitamente pela internet. Confira alguns eventos selecionados pelo Jornal da USP.
.

Dia 27 de julho – segunda-feira

Como potencializar seu currículo no Linkedin

O Programa de Educação Tutorial ADM, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, junto a Henkel, apresentará o webinar: Como potencializar seu perfil no Linkedin. O horário é 17 horas.

A capacitação será realizada por Ana Luiza Rodrigues, graduada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos em indústria nacional e multinacional de grande porte.

Inscreva-se neste link.


Dia 28 de julho – terça-feira

Promoção da saúde após a covid-19

Especialistas da América Latina propõem uma reflexão sobre como promover saúde após à pandemia de covid-19. O encontro Las promociones de la salud que hacemos terá transmissão on-line pela ferramenta Zoom, neste link, a partir das 10 horas.

Promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo, o debate contará com especialistas do México, Argentina, Porto Rico, Colômbia e Brasil. Na programação, os palestrantes são María Del Consuelo Chapela (professora e pesquisadora da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, México) e Adrián Alasino  (professor titular da Escuela Superior de Medicina da Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina). O debatedor será Hiram Arroyo Acevedo (catedrático do Programa de Educación en Salud, Porto Rico. Presidente da Asamblea General de la Red Iberoamericana de Universidades Promotoras de la Salud -RIUPS).

A mediação é de Maria Constanza Granados (coordenadora do processo colaborativo de Promoción de la Salud Región de las Américas, Universidad Nacional de Colombia) e Marco Akerman (professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP)

Public Lectures Programme

10h30 às 11h15: Exploring Science Diplomacy: A People-Centred Approach
Pierre-Bruno Ruffini (Faculty of International Affairs, University of Le Havre-Normandie), chair: Amancio Jorge de Oliveira (USP)
11h30 às 12h15: The Global Leadership Infrastructure and the response to Covid-19
Funmi Olonisakin (vice-president and vice-principal international King’s College), chair Janina Onuki (USP)

Participe neste link.


Dia 29 de julho – quarta-feira 

Ciência de dados na sala de aula

Às 17 horas, evento vai falar sobre o que é ciência de dados, os principais conceitos da área, mercado de trabalho e as questões éticas que envolvem a análise e manipulação de dados. O webinar Ciência de dados: o futuro é agora! será on-line na página do Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas. O encontro faz parte da série de webinários E a matemática com isso?, iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Esta edição é realizada em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Quem vai abrir o evento, será o professor André Carvalho, vice-diretor do ICMC. Na sequência, o doutorando do Laboratório de Visão Computacional e Computação Gráfica do IMPA, Hallison Paz, explicará que, entender como os dados são usados, pode ajudar as pessoas a terem mais consciência do mundo e a não cair em armadilhas em espaços digitais, como as redes sociais. Cocriador do canal do YouTube Programação Dinâmica, Paz acredita que é importante despertar o interesse das pessoas pela matemática e debater temas como saúde, ética, preconceito e privacidade junto com algoritmos, dados e gráficos.

Para finalizar o evento, a professora do Colégio Sidarta e formadora do Mentalidades Matemáticas, Maitê Salinas, vai debater a necessidade urgente de compreensão e interpretação de dados nas salas de aula, especialmente depois que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) passou a incluir conteúdos de probabilidade e estatística nos currículos dos anos iniciais do ensino fundamental. Ela apresentará também uma atividade sobre organização de dados desenvolvida virtualmente com os alunos durante a pandemia.

Sustentabilidade na prática

O Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo, está completando 10 anos e, para marcar a data, organizará ma série de webinars com pessoas que trabalham com projetos transformadores do ponto de vista social e humano da sustentabilidade. Elas trarão ideias que desafiam a forma tradicional de construir soluções, que ao invés da competição e especialização, são calçadas na colaboração, interdisciplinaridade e diversidade.. O primeiro será sobre inovação social com o tema Iniciativas que transformam: sustentabilidade na prática. Para participar, é preciso se inscrever neste link.  O horário é 19h30.

Entre os participantes estão Ana Maria Luz e Araci Musolino (Instituto GEA), Antonio Siqueira (Prolab), Thiago Mundado (Pimp My Carroça), Dimitri e Michelle Ivanoff (Passos Mágicos). A mediação é da professora da Poli Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do Lassu.

Public Lectures Programme

10h30 às 12 horas: Sub-national Science Diplomacy Initiatives (panel)
Alexis Roig (chief executive officer, SciTech DiploHub), Alma Cristal Hernández Mondragón (directora de Ciencia, Centros y Transferencia de Conocimiento en Secretaria de Educación, Ciencia, Tecnología e Innovación), Raquel Rocha (InvestSP), moderator: Victor Henrique Pereira (Aberje)

Participe neste link.


Dia 30 de julho – quinta-feira

Luta pelo direito à saúde

Participação social no combate à covid-19: desafios e aprendizados da luta política pelo direito à saúde no contexto da pandemia é o tema de webinar da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo, que ocorre das 10 às 12 horas. A reconfiguração dos espaços de luta política e a reorganização dos atores sociais da saúde será a tônica deste debate, que traz a experiência de especialistas e ativistas em participação social e movimentos populares. Assista ao vivo no canal no Youtube da FSP.

Os palestrantes são Leandro Valquer Justino de Oliveira (Conselho Municipal de Saúde de São Paulo), Luciana Melo Nunes Lopes (Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais – UAEM BR), Hugo Fanton Ribeiro da Silva (Central dos Movimentos Populares, pós-doutorando em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH – da USP),  Flavia Anunciação do Nascimento (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo – Sindsep)

A debatedora será Débora Aligieri (advogada, blogueira e ativista em saúde, blog Diabetes e Democracia) e a mediação contará Marília Cristina Prado Louvison (professora da Faculdade de Saúde Pública – FSP -da USP)

Public Lectures Programme

10h30 às 12 horas: Science Diplomacy in the world: actors, purposes and relations with Brazil (panel)
Aline Chianca Dantas (Faculty of International Affairs, Universidade Paulista), Carolina Veras Micheletti (International Relations and Science, Technology and Innovation, UFSC), Júlia Mascarello (International Relations and Science, Technology and Innovation, UFSC), moderator: Minister Ademar Seabra Cruz, Ministry of Foreign Affairs, Brazil

Participe neste link.


Dia 31 de julho – sexta-feira

A cor na literatura

Às, 14 horas, será realizada a palestra virtual Cromacia verbal: estratégia perceptiva de tradução da cor na literatura, com a apresentação do professor de Literatura de Expressão Francesa na Universidade Federal do Acre (UFAC), Dennys Silva-Reis. A transmissão será ao vivo pelo canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no YouTube.

A cromacia verbal é uma estratégia de tradução empregada na tradução interartística que amplia as reflexões sobre a cor na literatura. Parte da descrição que envolve todo o texto literário e têm funções significativas e passíveis de serem analisadas. A palestra vai abordar a relação entre duas artes pelo viés da tradução da cor, utilizando como exemplo o romance Notre-Dame de Paris (1831), de Victor Hugo, no qual o autor realiza a tradução interartística do monumento arquitetônico para o monumento literário.

Public Lectures Programme

10h30 às 12 horas: Innovation Diplomacy on Financial Technology
Marcelo Barbosa (CVM – Brazilian Securities Commission), Ingrid Barth (ABFintechs), Pedro Ivo Ferraz da Silva (Ministry of Foreign Affairs, Brazil), moderator: Rafael Sakr (University of Edinburgh)

Participe neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.