Eventos da semana com especialistas da USP podem ser acompanhados pela internet

De 14 a 18 de setembro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis on-line gratuitamente

Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 14 a 18 de setembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

14 de setembro – segunda-feira

Fome, Fartura e Experiências Comunitárias na Sociedade Brasileira

Às 14h30, evento on-line do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai tratar da questão da alimentação e saúde pública a partir de dois exemplos: a superação da condição de fome pela vivência comunitária em Canudos, através da narrativa dos sobreviventes e a experiência da fome sofrida na época do genocídio ucraniano e rememorada pelos emigrantes que se refugiaram no Brasil. O debate tem participação de Marina Massimi, do IEA; Gabriela Daud Bollela, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP); Márcio Luis Fernandes e Ariane Andruchechen, ambos da Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, o evento poderá ser acompanhado neste link.


15 de setembro – terça-feira

Amazônia: Alternativas à Devastação

A partir das 14 horas, tem início o evento on-line Amazônia: alternativas à devastação, promovido pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O objetivo é discutir formas de inserção dessa importante porção do território brasileiro à luz dos desafios sociais, ambientais e econômicos presentes no século 21. Participam especialistas de universidades e institutos brasileiros, divididos em mesas de debate com os temas: Amazônia: projetos em disputa, Tecnologias de monitoramento do desmatamento da Amazônia e Amazônia: alternativas à devastação. A transmissão pode ser acompanhada neste link. Os debates continuam no dia 16, a partir das 12 horas, no mesmo endereço na internet.

Teatro e Escravidão no Brasil entre os anos 1838 e 1888

Às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebe em seu canal no Youtube o professor João Roberto Faria, professor titular de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor visitante na Universidade Federal Paulista (Unifesp). Ele vai abordar o tema do teatro e escravidão e a apresentação será mediada por Fábio de Souza Andrade, professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFCLH. O evento será transmitido ao vivo neste link.

Bibliotecários como Protagonistas na Comunicação Digital

Organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), o evento on-line às 15 horas vai abordar como as mudanças profundas no paradigma comunicacional sob o signo da digitalização atingem as equipes que atuam em bibliotecas e seus sistemas de informação. O evento será apresentado por Regina Belluzzo, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para participar, é necessário fazer a inscrição neste link. Com o cadastro, será enviado por e-mail o link para o webinar.

Faísca NeuroMat: Ecologias digitais e divulgação científica

O evento on-line Faísca NeuroMat apresenta, a partir das 18 horas, o jornalista João Alexandre Peschanski para discutir qual é o papel das imagens e das representações na divulgação científica nas redes. Serão apresentadas evidências de que elas vão além daquilo que os olhos veem, pois existe uma ecologia nos meios digitais que estão relacionadas aos metadados e ao ambiente colonizado da internet, o que dificulta a disseminação das informações científicas. O evento é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), e tem como objetivo apresentar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. Confira transmissão pelo YouTube neste link.


16 de setembro – quarta-feira

Jornalismo e Poderes do Capitalismo Digital

A partir das 10h30, o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoverá um evento com Robin Celikates, da Universidade Livre de Berlim, para abordar como a esfera pública tem sido transformada por públicos e contestações digitais, especialmente considerando as formas mais recentes de discursos extremos e desinformação que vêm tomando conta de espaços comunicacionais e influenciado opiniões públicas. O evento tem apoio do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A apresentação será em inglês e transmitida pelo Google Meet, bastando solicitar o endereço de acesso pelo e-mail vitor.blotta@usp.br .

Lançamento e debate on-line do livro Sobre os Primórdios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Às 17h30, o canal do YouTube da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai transmitir neste link um debate on-line para comentar e debater os textos do livro sobre os primórdios da FFLCH e a importância da faculdade na formação intelectual da sociedade, desde a época de fundação até os dias atuais. O livro foi organizado pela professora emérita da FFLCH Walnice Nogueira Galvão, com publicação da Editora da USP (Edusp). Participarão a organizadora da obra, a professora Ligia Chiappini Moraes Leite, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, e a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Propostas e Estratégias para a Construção de um Novo Mundo do Trabalho Pós-Pandemia

Para debater políticas públicas socialmente mais justas, includentes e saudáveis, e que o trabalho no “novo normal” não seja igual ou pior do que no “velho anormal”, desvelado e agravado pela pandemia, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP transmite às 16 horas o evento promovido pelo Grupo de Estudo Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Sobre a Vida dos Trabalhadores. Participam Luci Praun, da Universidade Federal do Acre e Universidade Estadual de Campinas; Valdete Souto Severo, da Associação Juízes para a Democracia; e José Reginaldo Inácio, do Observatório Sindical Brasileiro. Para acompanhar, basta acessar este link.


17 de setembro – quinta-feira

Classes médias e política no Brasil: 1922-2016

Às 10 horas, o Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai transmitir pela plataforma Zoom neste link um seminário da série sobre questões de ciência política. Participam Adalberto Cardoso, doutor em Sociologia pela USP e professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Eduardo Marques, da FFLCH.

A língua portuguesa em São Tomé e Príncipe

Como parte do Ciclo Internacional de Diálogos: Cultura e Identidade, às 10 horas, o professor Gabriel Antunes de Araujo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Universidade de Macau, abordará a língua portuguesa em São Tomé e Príncipe. O evento será on-line pela plataforma Google Meet e os interessados precisam se cadastrar gratuitamente neste link para receber o endereço da transmissão. Os participantes receberão certificado.

Visão geofísica geral da Província Borborema (NE do Brasil) e um foco no sistema Patos-Seridó

A partir das 16h30, o Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP promove um seminário on-line para tratar da geodinâmica da Província Borborema, na Paraíba. O palestrante é Walter E. Medeiros, do Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN ). Para acompanhar o evento basta acessar este link.


18 de setembro – sexta-feira

Mendeley para alunos de pós-graduação

Às 10 horas, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), em parceria com a Mendeley Elsevier, promove um webinar para explicar a ferramenta Mendeley, gerenciador de referências e citações que permite organizar e pesquisar facilmente a biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve. O plugin de processador de texto de Mendeley funciona com Microsoft Word, Libre Office e outros processadores de texto populares. Para participar, é preciso fazer a inscrição neste link.

Malinche: da história aos Estudos da Tradução

Com transmissão pelo canal do YouTube da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, às 14 horas, neste link, o Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia promove o webinar sobre Malinche, uma das figuras mais emblemáticas da tradução, escravizada e intérprete do conquistador espanhol Hernán Cortés no México, no início do século 16. No evento, Marina Waquil, doutora em Teorias Linguísticas do Léxico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentará perspectivas de leitura de Malinche por meio da história, da literatura, dos feminismos e da tradução, buscando oferecer um olhar mais justo e mostrar como ela representa questões atuais.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.