Tecnologias do Futuro #04: Assistentes virtuais mais avançados irão aumentar produtividade humana

Os assistentes virtuais, também conhecidos como assistentes inteligentes, são softwares capazes de executar tarefas ou serviços com base em comandos de voz. Para o professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, o futuro dos assistentes inclui sua transformação em robôs

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=264708

Tecnologias do Futuro #04: Assistentes virtuais mais avançados irão aumentar produtividade humana
Momento Tecnologia - USP

 
 
00:00 / 5:51
 
1X
 

Os assistentes virtuais, também conhecidos como assistentes inteligentes, são softwares que capazes de executar tarefas ou serviços com base em comandos de voz. Desde 2011, com a introdução da assistente virtual Siri, pela Apple, o uso dessa tecnologia tem se expandindo rapidamente. Nos últimos anos, além da fabricante do iPhone, a Amazon, o Google e grandes empresas do Vale do Silício, nos EUA, lançaram suas próprias versões do produto no mercado.

No entanto, pedir para um assistente virtual abrir um aplicativo, tocar uma música ou buscar um endereço é apenas a primeira etapa dessa evolução tecnológica. Para especialistas da área, a inteligência artificial por trás dessa inovação vai não só ampliar a oferta de funções que os assistentes podem executar, mas também desenvolver novas técnicas capazes de capturar melhor as relações semânticas entre as palavras, fato que vai capacitar essas máquinas para entender e dominar o que chamamos de linguagem natural.

Para o professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, os assistentes que existem hoje são “bastante simples, do ponto de vista da inteligência artificial”. De acordo com ele, a meta dos desenvolvedores é criar assistentes que sejam realmente capazes de executar tarefas elaboradas, funcionando como “mordomos virtuais”.

“Além disso, esses bots atualmente são pequenos aparelhos que reconhecem voz, mas são estáticos. O futuro certamente passa por robôs que tenham a capacidade de interagir com o meio”, teoriza o especialista.

Ouça a matéria completa acima.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.