Evento on-line debate com especialistas riscos à democracia no Brasil

Encontro faz parte da série “Conferências Fapesp 60 anos” e terá transmissão on-line no dia 22 de junho, às 10 horas

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: George Campos / USP Imagens

.

A 11ª edição da série Conferências Fapesp 60 anos vai trazer para o debate os riscos à democracia no Brasil e como identificar os sinais desse fenômeno, com transmissão on-line no dia 22 de junho, às 10 horas. O evento faz parte da série de encontros comemorativos das seis décadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O evento Riscos à Democracia pretende responder a questões como: as democracias correm risco de ruptura e de retorno a sistemas autoritários? Ou as democracias estão apenas morrendo lentamente, sem que seja possível perceber um ponto específico de ruptura? Como podemos identificar se um sistema democrático está em risco? É possível que sistemas políticos mantenham eleições regulares e deixem de ser democráticos? É possível que líderes autoritários sejam bem-sucedidos em seus esforços para restringir a participação democrática e a sobrevivência da oposição política?

A abertura do evento será feita por Ronaldo Aloise Pilli, vice-presidente do Conselho Superior da Fapesp. Os conferencistas serão Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Oscar Vilhena, professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com moderação de Marta Arretche, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e da Coordenação Adjunta de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp.

Os interessados podem enviar perguntas para conferencias60anos@fapesp.br, que serão respondidas durante o evento. A conferência será transmitida das 10h às 11h30, pelo canal da Agência Fapesp no YouTube e pelo Zoom. Para assistir pelo Zoom é necessário se inscrever pela página do evento.

Mais informações: https://fapesp.br/15526/11a-conferencia-fapesp-60-anos-riscos-a-democracia.

Também é possível assistir pelo player abaixo:

.

Texto adaptado da Agência Fapesp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.