Evento discute o papel das bibliotecas no suporte aos pesquisadores

No dia 25 de outubro, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP promove seminário abordando o papel da biblioteconomia

Por - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=202022
Imagem: Divulgação/SIBIUSP

.
No dia 25 de outubro, a Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, em São Paulo, realiza o seminário Bibliotecas e o suporte ao pesquisador: novas frentes e desafios. O evento integra as atividades da 21ª Semana do Livro e da Biblioteca e Semana Internacional do Acesso Aberto, que ocorre de 22 a 26 de outubro.

O seminário pretende discutir os diferentes aspectos que envolvem a pesquisa e as atividades do pesquisador, explorar o ecossistema da produção e comunicação científica e sua complexidade, e evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à pesquisa e ao pesquisador. A programação completa está disponível aqui e as inscrições podem ser feitas neste link.

De acordo com a divulgação do evento, o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas inclui a prestação de serviços de pesquisa, apoio na utilização de ferramentas de busca e sistemas de descoberta, acesso a materiais, dados e recursos eletrônicos além do catálogo, assistência à pesquisa avançada em áreas temáticas, elaboração de guias e tutoriais, projetos e parcerias entre as bibliotecas e a comunidade de pesquisa.

Análise bibliométrica da produção científica, identificação digital, atualização de perfis e currículos on-line, promoção de workshops e treinamentos sobre ferramentas de pesquisa, escrita, orientação sobre direitos autorais, prevenção de plágio e apoio à gestão de dados de pesquisa são algumas das novas frentes da biblioteconomia.

O seminário será das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, na Av. Prof. Mello de Morais, 65, campus Cidade Universitária, São Paulo.