Portal de Livros da USP tem mais de 200 obras com acesso aberto e gratuito

Plataforma traz publicações de livros acadêmicos e científicos sobre moda, engenharia, teatro, entre outros

 30/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/01/2019 as 16:48
Por
Página inicial do Portal de Livros Abertos da USP – Foto: Reprodução

.
Um site que disponibiliza livros acadêmicos e científicos  de acesso gratuito e aberto. Esse é o Portal de Livros Abertos da USP. A plataforma on-line foi criada há dois anos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP e oferece 206 obras – dados de janeiro.

Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​.

“A ideia do site é promover e divulgar livros digitais publicados por docentes ou funcionários técnico-administrativos da USP e, assim, dar visibilidade aos livros editados e publicados que, de outro modo, não se divulgaria tanto”, explica Elisabeth Dudziak, coordenadora do portal.

Em 2018, o livro com o maior número de acessos foi Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, com mais de 50 mil downloads. De janeiro a dezembro,  o site obteve 204.804 visualizações. Além do número de visitantes, Elisabeth aponta que cada vez mais professores e funcionários buscam a plataforma para publicarem seus livros. “Está crescendo bastante o número de publicados, começamos com 40 títulos e, agora, estamos com 206 e dois incubados que precisamos publicar.”

Margareth Artur, Elisabeth Dudziak e José Luiz Gomes da Costa trabalham no Portal Livros Abertos da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Como publicar sua obra no portal

Para ter seu trabalho publicado no Livros Abertos da USP, é preciso seguir algumas regras. O material deve ser enviado por e-mail, preferencialmente em formato PDF, com o International Standard Book Number (ISBN), um identificador numérico de livros, e com o Digital Object Identifier (DOI), um padrão de identificação para documentos digitais.

O autor deve enviar uma imagem de capa e deixar escrita na obra a permissão para reprodução total ou parcial. Apenas livros vinculados a uma unidade USP são publicados na plataforma. “Sempre publicamos a sinopse, um resumo da obra, colocamos o livro em uma categoria e o vínculo editorial com a unidade USP. Além disso, sempre que possível, fazemos a divulgação das obras novas pelas redes sociais do SIBi”, explica Elisabeth.

A receptividade do portal também foi positiva dentro das unidades, principalmente por sua preocupação com a autorização do conteúdo a ser publicado.

“No ano passado, algumas reuniões foram realizadas com representantes das unidades da USP para que fossem melhor entendidos os critérios para a publicação dos livros. Tivemos uma reunião na Faculdade de Educação, em que apresentamos os critérios e foi muito bem recebido”, diz.

Para conferir os títulos disponíveis, acesse o site do Portal.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.