Estudo sobre judô rende 1º duplo diploma da USP e instituição belga

Titulação foi concedida pela Escola de Educação Física e Esporte em parceria com a Vrije Universiteit Brussel

 03/04/2017 - Publicado há 7 anos
Facada da Escola de Educação Física e Esportes - Foto Marcos Santos/USP Imagens
Fachada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP – Foto Marcos Santos/USP Imagens

.
A primeira dupla-titulação concedida por meio de convênio entre a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP  e a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica) foi expedida no início deste ano ao pesquisador Leandro Mazzei. Orientado por Maria Tereza Silveira Böhme no Brasil e por Veerle De Bosscher na Bélgica, ele obteve o título por ambas as instituições com a tese Judô de alto rendimento: fatores organizacionais que influenciam o sucesso esportivo internacional – em inglês, “High-performance Judo: organizational factors influencing the international sporting success.”

O convênio entre as duas instituições foi assinado em 2012 para o desenvolvimento de pesquisas sobre o esporte de alto rendimento. No ano seguinte, firmou-se um termo específico para a dupla-titulação de Leandro a fim de desenvolver um projeto de pesquisa sobre a eficácia das políticas para o esporte de alto rendimento – mais especificamente, no judô. Foi o primeiro termo de dupla-titulação assinado pela EEFE.

A primeira dupla-titulação concedida por meio de convênio entre a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica) foi expedida no início deste ano ao pesquisador Leandro Mazzei
Pesquisador Leandro Mazzei com seus diplomas da Escola de Educação Física e Esporte da USP e a Vrije Universiteit Brussel – Foto: Divulgação/EEFE

O estudo foi feito em parceria com o consórcio Sports Policy Factors Leading to International Sporting Success (SPLISS), cujo objetivo é desenvolver uma rede sustentável internacional para a coordenação, desenvolvimento, difusão e compartilhamento de pesquisas inovadoras sobre o assunto. Na EEFE, os grupos de pesquisa em Esporte e Treinamento Infantojuvenil (GEPETIJ) e em Gestão do Esporte (GEPAE) atuam junto ao SPLISS desde 2009.

Em sua tese, Leandro procurou identificar fatores organizacionais que influenciam o sucesso esportivo internacional no judô de alto rendimento. Foram realizadas 33 entrevistas com atletas, técnicos, gestores e especialistas de 11 países (Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Estados Unidos França, Holanda, Hungria, Itália, Japão e Rússia). Em outra etapa, 406 pessoas envolvidas com a modalidade responderam um questionário destinado a validar os dados da pesquisa.

Os resultados mostraram ser necessário o enfoque em diferentes dimensões para que um país obtenha mais sucesso esportivo internacional no judô de alto rendimento. Essas dimensões devem englobar desde recursos, como a disponibilidade e qualidade das instalações esportivas, participação de atletas em todos os níveis e recursos financeiros suficientes para a modalidade, além de ser essencial a estruturação e organização de um sistema esportivo, vinculado a professores e técnicos qualificados, identificação e desenvolvimento de talentos e participação e organização de eventos (competições e intercâmbio), apoio à carreira e pós-carreira de atletas e suporte científico para o desenvolvimento da modalidade.

20170403_02_eefeTodos esses fatores, aliados à tradição, história e aspectos culturais, assim como às políticas, patrocinadores e destaque na mídia, influenciam na busca pelo sucesso esportivo internacional, no caso do judô de alto rendimento, principalmente à conquista de medalhas olímpicas. O modelo pode ser utilizado como base para tomada de decisão e elaboração de planejamentos estratégicos no judô de alto rendimento. Ou ainda, como parâmetro para a identificação de fraquezas de projetos relacionados ao judô de alto rendimento.

Atualmente, Leandro é docente no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira, e afirma que a dupla-titulação proporcionou uma grande vivência acadêmica e profissional. O pesquisador acredita que os próximos desafios estão na disseminação de sua pesquisa e no fortalecimento dos estudos que envolvam a Gestão e as Políticas do Esporte no Brasil.

A tese está disponível na Biblioteca da EEFE, no Banco de Teses da USP e também nos sites da Universidade Belga.

Da Seção de Relações Institucionais e Comunicação da EEFE


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.