Pesquisas que usam tecnologias simples trazem bons resultados, dizem especialistas

A qualidade do estudo não é definida pelos valores dos instrumentos utilizados no trabalho, fato que pode ser percebido no estudo observacional sobre paratletas de rugby com resultados que valorizam os treinos para a categoria

 31/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um estudo observacional que aborda a cinemática dos membros superiores em atletas de rugby em cadeira de rodas.

O estudo, publicado na edição de abril a junho de 2020 da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, editada pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE), analisou, através de filmagem e software específico, de forma bidimensional, o desempenho de 19 atletas de rugby que utilizam cadeiras de roda, durante um teste de velocidade de 20 metros. 

O professor conta que o estudo obteve como resultado a baixa variação no padrão cinemático desses atletas em relação às questões espaço-temporais. Entretanto, foi possível perceber que os jogadores de rugby com melhor desempenho foram os com mais tempo de prática do esporte e maior classificação funcional (definidas, conforme grau de deficiência para atletas paralímpicos). 

Santiago explica que apesar das limitações tecnológicas do estudo, foi possível conseguir bons resultados, fato que comprova que a qualidade das pesquisas não é definida pelos valores dos instrumentos tecnológicos utilizados nos estudos.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. O artigo citado na coluna pode ser lido aqui.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.