Especialista em astronomia explica equívocos sobre o fenômeno das estações do ano

Evento que será transmitido nesta quarta, às 19 horas, promovido pela Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, traz explicações científicas sobre acontecimentos do cotidiano

 09/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Imagem: Pixabay

 

O conhecimento sobre as estações do ano nos acompanha desde os primeiros anos escolares, com grande presença em livros, músicas e na televisão. Mas com muita frequência nos deparamos com afirmações equivocadas sobre o fenômeno, como ao explicar as estações como consequência da variação da distância Terra-Sol ao longo do ano. Os erros podem ocorrer por descuidos e falta de reflexão, mas também pela má compreensão do fenômeno. 

A proposta da palestra A Astronomia e as Estações do Ano, organizada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e apresentada pelo professor Ramachrisna Teixeira, é justamente debater esse fenômeno. O professor pretende chamar a atenção para alguns pontos relevantes ao tema e discutir formas de abordagem que minimizem as dificuldades de compreensão. O objetivo do evento é esclarecer sobre esse e outros temas da astronomia, que já estão enraizados no senso comum e parecem simples e compreendidos.

Ramachrisna Teixeira, professor do IAG-USP e palestrante do evento – Foto: Rui Sintra/ IFSC

A palestra acontecerá no dia 10 de março (quarta-feira) das 19h às 21h30 e será transmitida pelo Canal do Astronomia para Todos no Youtube. Durante a apresentação, será possível enviar perguntas pelo chat do canal. Não é necessário realizar inscrição prévia e será oferecido certificado para participantes que responderem à pesquisa de satisfação até 24h depois da transmissão ao vivo. 

O Astronomia para Todos foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. O projeto conta com o apoio do Clube de Astronomia de São Paulo (Casp). Desde 2020, o projeto passou a fazer transmissões on-line devido ao período de isolamento social. As palestras anteriores estão disponíveis no canal do Youtube.

 

A Astronomia e as Estações do Ano

Dia: 10 de março de 2021
Horário: 19h
Transmissão:  www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live

Para mais informações, acesse:

Facebook: www.facebook.com/events/188279202633591/
Youtube: www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live
Newsletter: astronomiaparatodos.mailchimpsites.com/ 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.