Espaço virtual vai registrar histórias do campus da USP em Piracicaba

Projeto “Esalq Sempre” pretende reunir registros históricos sobre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e recebe contribuições da comunidade

26/04/2023 - Publicado há 1 ano
Página conta a história do Azulão, ônibus adquirido pela Esalq em 1960 – Foto: Gerhard Waller / Esalq

.
Registros históricos do campus da USP em Piracicaba, espalhados pela Universidade e que mostram os valores da comunidade universitária estarão em evidência no novo espaço virtual Esalq Sempre. A página pretende reunir conteúdos relacionados com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), consultando e interagindo com a comunidade interna e também com toda a sociedade para construir a história do campus a partir de narrativas e acontecimentos que marcaram suas épocas.

Os conteúdos são escritos por meio da consulta a diversos materiais e conta com o suporte e a revisão de docentes, funcionários, alunos e egressos da Esalq e também de interessados na história da Universidade. Os visitantes também podem enviar sugestões de conteúdos por meio de um formulário on-line.

O ônibus Azulão

O primeiro registro do site Esalq Sempre conta a história do Azulão, ônibus adquirido pela Escola em 1960, quando um grupo de estudantes e docentes da Esalq deu início àquela que ficou conhecida como a Grande Excursão.

De Piracicaba partiram rumo a Montevidéu, capital do Uruguai. E durante 30 dias os acadêmicos fizeram essa jornada dentro do Azulão, ônibus monobloco Mercedes-Benz do Brasil, modelo 0-321-H, vendido por 2 milhões de cruzeiros pela montadora. Passados 63 anos o F60, como ficou conhecido, ainda se mantém firme, funcionando impecavelmente e com as suas características originais.

No capítulo destinado ao ônibus Azulão, o internauta poderá acessar três conteúdos:

Estão programados conteúdos referentes aos patronos Luiz Vicente de Souza Queiroz, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, aos símbolos da Esalq, edificações, o Bonde, entre outros.

Para acompanhar as publicações do Esalq Sempre acesse https://www.esalq.usp.br/institucional/esalq-sempre

.

Com informações de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq