Site Memória Estudantil da USP mostra a construção de novo acervo sobre a luta dos estudantes

Objetivo da iniciativa realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP é democratizar o acesso aos documentos sobre o movimento estudantil da Universidade e fomentar a pesquisa

 04/09/2023 - Publicado há 8 meses
Por
Acervo do movimento estudantil está sendo organizado pelo Centro de Apoio à Pesquisa em História da FFLCH – Foto: Divulgação/CAP FFLCH

.
O
Memória Estudantil da USP, projeto do Centro de Apoio à Pesquisa Sérgio Buarque de Holanda (CAPH), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, agora possui um site institucional para divulgar informações sobre a iniciativa. Na página, é possível conferir as etapas do projeto e imagens do acervo do CAPH em construção, que inclui documentos como cartazes, fotografias e relatórios de assembleias do movimento estudantil da Universidade, todos doados pela antiga gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O propósito principal do Memória Estudantil da USP é fornecer para consulta pública os materiais históricos sobre a luta dos estudantes que foram coletados no DCE, de modo a democratizar o conhecimento e facilitar o trabalho de pesquisadores interessados. Outro objetivo é formar estudantes com o intuito de avançar nas técnicas de conservação e preservação dos documentos. Segundo Everaldo Andrade, coordenador do projeto, isso é importante, inclusive, para a própria sobrevivência do CAPH, que hoje demanda recursos para garantir um armazenamento apropriado aos documentos. 

Jornal do DCE da USP, doado para o acervo do CAPH-FFLCH – Foto: Maria Fernanda Barros / Jornal da USP

.
São 14 pessoas envolvidas no projeto, dentre elas, professores, pesquisadores, bolsistas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e estudantes com Iniciação Científica (IC) em andamento. A criação do site é mais uma realização do
Memória Estudantil da USP, que vem organizando diversas ações para divulgação do novo acervo, como a exposição realizada em novembro do ano passado sobre a greve estudantil de 2002 a partir de documentos conservados. 

+ Mais

Acervo inédito pretende resgatar história de luta do movimento estudantil da USP

O CAPH fica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, bairro Butantã, em São Paulo. Para visitar o centro e conhecer os acervos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, é necessário fazer agendamento prévio, enviando um e-mail para caph@usp.br, ou entrando em contato pelo número (11) 3091-3742. 

Para saber mais, acesse o novo site do CAPH neste link.

.

Estagiária sob supervisão de Thais Helena dos Santos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.