Em São Carlos, USP organiza oficina de escrita criativa para idosos

Iniciativa do ICMC recebe inscrições até 22 de janeiro; são 15 vagas para pessoas com mais de 60 anos

  • 1,8K
  •  
  •  
  •  
  •  
O instituto receberá até 15 pessoas com idade acima dos 60 anos. – Foto: Denise Casatti/ICMC-USP

Contar histórias é uma atividade prazerosa que encanta a humanidade desde os primórdios de sua trajetória. No princípio, as narrativas eram relatadas oralmente e passavam de geração em geração. Depois, com o advento da escrita e a ampliação do acesso à educação, mais e mais pessoas puderam registrar no papel essas histórias – inventadas ou baseadas na realidade. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico, ampliaram-se os meios disponíveis para a publicação de narrativas e há muitos idosos sedentos por compartilhar suas experiências e conhecimentos. Para atender a essa demanda, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP oferecerá uma oficina de escrita criativa especialmente para os idosos.

Um dos objetivos do curso de extensão intitulado Uma oficina para escrever e reescrever histórias de vida é possibilitar que os idosos ampliem seus conhecimentos e habilidades sobre técnicas de escrita. A ideia é capacitá-los para que possam tanto registrar suas próprias experiências quanto ouvir as histórias de outros idosos e construir narrativas atraentes.

As atividades envolverão leituras e redações de textos por meio de uma troca de experiências entre os participantes, de maneira a motivá-los a produzirem textos criativos empregando técnicas do método Escrita Total, criado pelo pesquisador Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo. No total, serão oito encontros semanais, às sextas-feiras, das 15 às 17 horas, começando no dia 25 de janeiro e terminando no dia 15 de fevereiro.

Coordenada pela professora Sandra Aluísio, do ICMC, a oficina será ministrada pela analista de comunicação Denise Casatti, que trabalha no Setor de Apoio Institucional do ICMC. Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Denise faz doutorado em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A jornalista explica que, entre as metas da oficina, está também contribuir para que os idosos possam se expressar com mais clareza, coerência e concisão em seus textos escritos, visando à eficácia da comunicação.

Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos. Há 15 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas, até dia 22 de janeiro, pela plataforma uspdigital ou pessoalmente na Seção de Apoio Acadêmico do ICMC, por meio da apresentação dos documentos pessoais do idoso (RG e CPF).

A Seção de Apoio Acadêmico do ICMC fica na sala 3-169 do instituto, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos. O horário de atendimento da seção é das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As senhas para efetuar as inscrições começarão a ser distribuídas a partir das 8 horas até serem preenchidas todas as vagas.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 1,8K
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados