.
Muitos desafios surgiram com a pandemia do coronavírus e para amenizar os problemas que estamos enfrentando foi criado o Desafio USP Covid-19, um ideathon (maratona de ideias criativas e inovadoras) que será realizado totalmente on-line ao longo de quatro dias, de 21 a 24 de maio. Em equipes, os participantes vão pensar soluções de combate a problemas reais e urgentes e passarão por etapas do processo empreendedor, contando com mentorias especializadas da Universidade. A competição é aberta a universitários de todo o País, de todas as áreas de formação. As inscrições são gratuitas, feitas individualmente ou em grupos de até cinco pessoas, até o dia 15 de maio neste link.
Ao se inscrever, o participante irá escolher dois entre cinco desafios propostos: aprimorar a educação a distância; manter diferentes negócios B2C presenciais operando em época de quarentena; ajudar pessoas atingidas pelo desemprego conjuntural a gerar renda em meio à quarentena; propor novos produtos para a melhoria da saúde em época de quarentena; e proporcionar a manutenção da saúde mental durante o isolamento. No total, serão 100 participantes divididos em 20 grupos, com cinco pessoas cada.
“Diante da situação atual de pandemia, a universidade tem um papel fundamental na sociedade, não só na linha de frente de combate à doença, mas também no apoio a pessoas afetadas por problemas decorrentes da quarentena. Por isso, nós do Cosmos USP (grupo de inovação da Universidade) nos juntamos para propor o Desafio USP Covid-19, que tem como objetivo gerar soluções para diferentes desafios gerados pelo novo coronavírus”, destaca Heloisa de Oliveira, membro do Núcleo de Empreendedorismo da USP e aluna de Graduação em Biotecnologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
Na competição, acompanhadas de mentores e especialistas, as equipes passarão por quatro etapas: imersão no problema, ideação (geração de ideias para a solução), prototipação e validação da solução, e pitch, que é a apresentação da solução para uma banca de jurados. Cada desafio proposto terá uma equipe vencedora que será convidada a dar continuidade ao seu projeto. O manual do participante possui informações detalhadas do processo como, por exemplo, plataformas que serão usadas, cronograma do evento, os critérios de avaliação e pontuação, entre outras.
“Esperamos que os alunos se engajem com a proposta do desafio e se comprometam a desenvolver soluções de impacto ao longo do evento. Nós do Cosmos USP estamos comprometidos a ajudar as equipes a ‘tirarem a ideia do papel’ ao fim do evento. Para isso as equipes vencedoras receberão pré-aceleração, mentorias e cursos especializados como premiação para que essas soluções cheguem à comunidade”, explica Heloisa.
.
.
O Desafio USP Covid-19 é organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) junto a entidades parceiras como a empresa júnior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fauusp Jr.), Grupo Turing (da Escola Politécnica), Enactus USP Cidade Universitária e o Laboratório de Empreendedorismo (eLab) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. A iniciativa também tem o apoio do Inova USP, Cosmos USP Coworking e Samsung Ocean (laboratório de capacitação e treinamento para o desenvolvimento de soluções tecnológicas). A coordenação do evento é feita pelo professor André Leme Fleury, da Escola Politécnica (Poli) da USP, que lidera diferentes iniciativas de formação de empreendedores na Universidade, como o programa Samsung Ocean Intensivo, o projeto Listo Erasmus+ e o Cosmos USP.
.
Desafio USP Covid-19
Data: 21 a 24 de maio de 2020 (on-line)
Inscrições até 15 de maio: https://bit.ly/Inscricao_DesafioUSP
Confira o evento no Facebook: https://bit.ly/desafioUSP_fb
Confira o site do evento: https://desafiouspcovid-19.life