De drones a robôs cirurgiões, “Mostra de Robótica” da USP em São Carlos traz novidades do setor

Evento se inicia nesta terça, na Escola de Engenharia de São Carlos, e é voltado a alunos de graduação e de pós-graduação, além de pesquisadores e jovens do ensino médio

03/10/2022 - Publicado há 2 anos
Go1, robô quadrúpede que será exibido na Mostra de Robótica da EESC – Foto: Divulgação/EESC

.
Nesta terça, dia 4 de outubro, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP inicia a Mostra de Robótica, com a exibição de robôs com as mais diferentes funcionalidades e aplicabilidades, como carros e caminhões autônomos, robôs agrícolas, drones e robôs para realização de cirurgias, entre outros, todos projetados pelo Centro de Robótica da USP (CRob).

A mostra, que faz parte da programação da Semana de Engenharia Mecatrônica (Sematron) da EESC, acontecerá a partir das 13 horas, no térreo do Bloco E-1, localizado na Área 1 do Campus USP São Carlos. O evento também contará com a exibição dos robôs do Semear, grupo extracurricular da escola, além de outros grupos da USP e da empresa XMobots do Brasil, que exibirá seus drones de asa fixa e rotativa.

“A mostra é voltada para alunos de graduação e de pós-graduação, assim como para pesquisadores e jovens do ensino médio, uma vez que a ideia é exibir as diversas aplicações da robótica por meio dos projetos que estão sendo feitos em nosso Centro de Robótica. O objetivo é revelar ao público como esse universo, com todos os seus avanços, se torna cada vez mais presente no dia a dia das pessoas nas mais diferentes áreas, da agrícola para a medicina, passando pela mobilidade e outras tantas”, destaca Marcelo Becker, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC.

Inauguração do Grupo de Robôs com Pernas

Além de acompanhar as novidades e tendências do setor, o público que comparecer ao evento poderá acompanhar uma demonstração especial que acontecerá no final da tarde, na área do estacionamento em frente ao Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso), quando também será inaugurada a área do Grupo de Robôs com Pernas do Laboratório de Robótica do SEM-EESC-USP, coordenado pelo professor Thiago Boaventura.

Esse é o primeiro grupo de pesquisa no Brasil com foco nessa área da robótica, que inclui robôs quadrúpedes e bípedes. Composto atualmente por cerca de dez pesquisadores, incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de  parcerias com diversas instituições de prestígio nesse segmento no exterior, ele tem como objetivo alavancar a pesquisa e inovação na robótica com foco em aplicações de interesse nacional, como a área agrícola e petrolífera.

Para marcar a inauguração, o grupo exibirá dois dos mais modernos robôs quadrúpedes disponíveis atualmente no mundo: o ANYmal, da empresa ANYbotics, da Suíça, e o Go1, da empresa Unitree, da China. A Mostra de Robótica da EESC contará ainda com outras participações internacionais. A alemã Kuka Robotics apresentará a célula com robô cooperativo e a suíça Flybotix mostrará seus drones para inspeção.

A programação do evento contempla ainda a exibição de projetos desenvolvidos pelos grupos de Pesquisa e Inovação da AcelorMittal, ABB, Stäubli e Petrobras, bem como um espaço da SwissNex e Swiss Business Hub Brazil, que estarão presentes mostrando startups e formas de cooperação Suíça-Brasil.

Serviço:
Mostra de Robótica da EESC-USP
Dia 4 de outubro, a partir das 13h
Local: no térreo do prédio E1, área 1 da USP São Carlos.

Mais informações:
E-mail: crob@usp.br