Gêmeos digitais surgem como aliados na identificação de mau funcionamento e adaptações de produtos

Com a capacidade de melhorar o produto, os chamados “digitais twins” prometem reduzir custos e encurtar o período de produção e lançamento no mercado 

 13/10/2022 - Publicado há 2 anos
Os chamados “digitais twins” prometem reduzir custos e encurtar o período de produção e lançamento no mercadoFoto: geralt/Pixabay
Logo da Rádio USP

Como parte do universo do metaverso, a tecnologia de gêmeos digitais surge como uma incorporação de um ativo ou objeto no meio cibernético que possui um correspondente no meio analógico. A lógica de produção, alterações e situações de simulações são facilitadas com esse tipo de representação virtual. 

Os primeiros estudos nesse campo surgiram no fim dos anos 90, envoltos no conceito de “mundo espelhado”. O professor Paulo Miyagi, de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP, explica que a ideia surgiu com a necessidade de controlar foguetes e operações espaciais a distância, para a manutenção de possíveis falhas: “O que acontece no virtual, acontece no mundo real”, complementa ele. 

Balanço positivo no mercado 

Incorporado no sistema do metaverso, que funciona como uma “réplica do ambiente físico no mundo virtual”, algumas empresas têm investido nesse tipo de tecnologia, visando a aumentar suas vendas, com produtos mais aprimorados, a partir da capacidade de antever cenários possíveis. Com a capacidade de melhorar o produto, além da possibilidade do desenvolvimento de novos produtos mais adaptados, os chamados “digitais twins” prometem reduzir custos e encurtar o período de produção e lançamento no mercado. 

Paulo Miyagi – Foto: Arquivo Pessoal

Isso surge a partir da capacidade do gêmeo digital antever falhas no gêmeo físico, ao rastrear a origem do problema, detectando um comportamento anormal. O professor exemplifica com o caso do aeroporto de Congonhas, que poderia ser solucionado com a incorporação de um gêmeo digital da aeronave, a fim de evitar o acidente e a paralisação, ao antever a possibilidade de falha. 

A possibilidade de adaptação de produtos, sob olhar de um determinado mercado, também é destacada por ele. A depender dos detalhes pedidos, a partir de personalizações individuais, a interferência na cadeia de produção é um dos pontos destacados pelo professor, que adiciona: “Tentar modelar a partir dos detalhes desejados, ou em um outro ambiente, variando a temperatura, pressão, umidade. Então, independentemente da distância, o fabricante poderia monitorar todos os produtos dele”. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.