Curso da USP ensina conceitos atuais de Astronomia para professores de Física do ensino médio

Totalmente gratuito e on-line, Astronomia para Docentes do Ensino Médio recebe inscrições de 14 de dezembro a 14 de janeiro de 2022; seleção será por sorteio

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: 123RF

.
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP vai abrir no próximo dia 14 de dezembro inscrições para o curso de extensão universitária, na modalidade de aperfeiçoamento,
Astronomia para Docentes do Ensino Médio. Totalmente gratuito, o curso tem duração de 9 meses, totalizando 214 horas, e será realizado de 5 de março a 10 de dezembro de 2022 com aulas virtuais, videochats e encontros mensais virtuais. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line e enviar os documentos exigidos.

O objetivo do curso é dar a oportunidade para professores de Física da rede pública e privada aprofundarem os conhecimentos em Astronomia. Serão oferecidas 100 vagas, que serão sorteadas entre os inscritos no dia 2 de fevereiro de 2022, às 10 horas. Caso as vagas não sejam preenchidas por professores de Física, serão selecionados os inscritos com formação acadêmica em outras áreas das ciências exatas. A divulgação dos selecionados acontecerá no dia 10 de fevereiro na página do curso.

Composto de aulas virtuais obrigatórias, o curso contará com vídeos gravados e disponibilizados semanalmente. Os participantes também deverão participar de videochats semanais, com uma hora de duração, e encontros virtuais mensais, com quatro horas de duração. Ambos aos sábados, das 14 às 18 horas. Haverá certificado de conclusão do curso, desde que seja atingido o mínimo de 75% de presença, além de nota mínima 7,0.  

O programa vai trabalhar temas como: histórico dos telescópios, formação dos sistemas planetários, vida das estrelas, meio interestelar, tipos e distribuição de galáxias, a história da origem do Universo, entre outros. 

Astronomia para Docentes do Ensino Médio
Curso de extensão universitária, na modalidade de aperfeiçoamento
Público-alvo: professores de Física do ensino médio
Inscrições: de 14/12/2021 a 14/01/2022

Para preencher o formulário e consultar a lista de documentos exigidos, acesse: https://www.eventos.iag.usp.br/astronomia-para-docentes-do-ensino-medio

Período de realização: 05/03 a 10/12/2022
Duração do curso: 9 meses – 214 horas


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.