Conferência na USP sobre transição energética reúne pesquisadores e executivos da indústria

Promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), o evento será realizado em São Paulo, de 7 a 9 de novembro

 16/10/2023 - Publicado há 6 meses
Ônibus movido a hidrogênio: evento vai discutir transição energética – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética (ETRI – Energy Transition, Research and Innovation Conference), que acontece de 7 a 9 de novembro, na USP, no bairro do Butantã, em São Paulo. Esta edição tem como tema os Desafios das Mudanças Climáticas e Transição Energética: Abordagens Tecnológicas, Ambientais, Sociais e Econômicas. As inscrições para a ETRI 2023 devem ser feitas neste link e estão abertas para pesquisadores e executivos da indústria.

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) que, entre outras iniciativas, vem se destacando com projetos que têm o objetivo de ajudar o Brasil no cumprimento de suas metas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) com foco na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Um deles é a criação da primeira planta piloto de produção de hidrogênio a partir de etanol – projeto realizado em parceria com a Shell, Hytron, Raízen e Senai Cetiqt.

O evento contará com cinco keynote speakers, sete painéis de discussão, além de sessões para apresentação de pesquisas científicas do RCGI e de outras instituições. São pesquisas com soluções inovadoras em diversas áreas como, por exemplo, captura e armazenamento de carbono (CO2) em rochas ou solo; captura de CO2 em plantas de bioenergia; transformação de CO2 em produtos de valor agregado; e tecnologias de gases de efeito estufa. Também serão apresentados estudos sobre economia e mercado de créditos de carbono; gestão e economia de energia; Advocacy em normatização e legislação; e percepção social das tecnologias de transição energética. Mais informações sobre palestrantes, painelistas, programação e demais detalhes estão disponíveis e atualizadas em tempo real no site da conferência.

Desafios críticos

São esperados mais de 500 cientistas, executivos de grandes empresas e representantes de governo, do Brasil e do exterior. Os dois primeiros dias terão como foco as políticas públicas, tecnologias, pesquisas e inovações necessárias para a transição energética; as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil; os caminhos para se atingir o net-zero; as tecnologias do futuro; a importância dos créditos de carbono; e o papel das startups nesse processo.

“O último dia será voltado para discutir o alinhamento da transição energética com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); como lutar contra o desmatamento na Amazônia; e os desafios brasileiros na transição energética”, afirma Karen Mascarenhas, a coordenadora geral do evento e diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional no RCGI.

Já estão confirmadas as presenças de diversos especialistas: Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências; Paulo Artaxo, professor da USP, membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de vários painéis científicos internacionais; Nigel Brandon, diretor da Faculdade de Engenharia do Imperial College de Londres; Chinnakonda Gopinath, destacado cientista da Divisão de Química e vice-diretor do Laboratório Nacional de Ciências da Índia; Arnaldo Jardim, Deputado Federal; Fábio Feldmann, ambientalista e um dos fundadores do SOS Mata Atlântica; Angela Oliveira da Costa, superintendente de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética; Carlo Linkevieius Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil; André Faaij, diretor científico da TNO Energy & Materials Transition e professor da Universidade de Utrecht; Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP; Plínio Nastari, presidente da Datagro; Gesner de Oliveira; economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, que coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais; entre outros.

Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética
7 a 9 de novembro
Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã, São Paulo
Para fazer a inscrição clique aqui. Para saber mais acesse o site da conferência.

.

Texto: Assessoria de Comunicação do RCGI


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.