Concurso de inovação busca universitários para criação de soluções mobile com impacto social

Iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP e patrocínio do Instituto Claro, vai premiar vencedores com uma viagem aos Estados Unidos para conhecer as empresas gigantes de tecnologia

16/10/2023 - Publicado há 6 meses
Concurso de inovação e empreendedorismo busca estimular o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos – Foto: Divulgação/Instituto Claro

.
Estudantes de graduação, mestrado, doutorado e recém-formados que sejam criadores de projetos de telefonia móvel – celulares ou outras plataformas – que gerem impacto social podem participar da 12ª edição do Campus Mobile. A iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP e do hub de inovação da Claro beOn, tem inscrições gratuitas no site do Campus Mobile até o dia 12 de novembro. Os candidatos podem se inscrever de forma individual ou em grupos de até três pessoas e devem ter pelo menos 18 anos de idade no momento da inscrição.

São aceitos projetos focados na transformação social, que se enquadrem em uma das seis categorias propostas: Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech/Ag Tech. Nesta edição, a novidade são as categorias Entretenimento, que substitui Games, e Gree Tech/Ag Tech, que entra no lugar de Smart Farms. Os selecionados serão divulgados em dezembro e as atividades começam em janeiro de 2024.

Os vencedores ganharão uma viagem aos Estados Unidos, prevista para setembro de 2024, com todos os custos pagos pelo programa. Será uma oportunidade de conhecer as gigantes de tecnologia e contar com orientações e experiências para o aprimoramento de projetos.

Segundo a professora Roseli de Deus Lopes, professora de sistemas eletrônicos da Poli e coordenadora científica do Campus Mobile, “a participação de jovens estudantes em programas como o Campus Mobile contribui para sua formação acadêmica, incentiva o empreendedorismo e permite a aplicação na prática de conceitos trabalhados nas aulas do ensino superior. Além disso, o Campus Mobile aproxima jovens estudantes de empresas de telefonia, cria uma comunidade de desenvolvedores de soluções mobile e impulsiona suas carreiras. Vimos casos de jovens que, após participar do programa, passaram a acreditar no seu potencial e encontraram seu caminho profissional”, afirma.

Após a fase de inscrições, os selecionados farão uma imersão para aprofundarem o aprendizado sobre tecnologia e estratégias. Serão realizadas mentorias, palestras e oficinas que darão aos concorrentes o conhecimento necessário para a finalização de cada projeto.

Além da viagem aos Estados Unidos, nesta edição, a equipe do LSI oferecerá estudo intensivo (bootcamp) para estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos na viagem.

Acesse o passo a passo para montar o seu projeto e o regulamento da 12ª edição.

Acompanhe sobre a iniciativa nas redes sociais do Instituto Claro – InstagramTikTok e Facebook.

Para saber mais acesse a página https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile.