Com novos recursos, portal Ciclo22 recebe colaborações da comunidade USP

Além de visualização e busca mais eficazes, projeto passa a ter área exclusiva para colaboração de usuários

03/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/12/2021 as 9:01

Portal tem novas apresentações e formas de colaborar - Foto: Reprodução/Ciclo22

Com o objetivo de agrupar e divulgar estudos, atividades e outros projetos da USP sobre eventos históricos como a Independência do Brasil (1822) e a Semana de Arte Moderna (1922), foi criado em 2021 o portal Ciclo22, ligado ao gabinete da Reitoria em parceria com as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Cultura e Extensão.

Para melhorar o acesso dos seus visitantes, de dentro e fora da Universidade, o portal teve páginas atualizadas, além de ganhar uma nova aba para colaboração dos usuários.

Quero Estudar

A aba Quero Estudar, desenvolvida especialmente para quem está interessado em explorar conteúdos relacionados aos marcos históricos de 1922 e 1822, colocou em destaque conteúdos multimídia, como vídeos, podcasts e outras produções desenvolvidas nas unidades de ensino e pesquisa da USP.

A forma de acesso a esses materiais foi facilitada. Os usuários podem, com a ferramenta de busca, pesquisar o acervo a partir do formato de cada conteúdo, clicando, por exemplo, em textos ou imagens, além de especificar o subitem descrevendo o que querem encontrar.

O visual também foi alterado, com novas cores pensadas para tornar a aba ainda mais atrativa.

Quero Colaborar

Uma nova área foi criada dentro do portal para incentivar os leitores a contribuir indicando conteúdos relacionados às atividades desenvolvidas na USP que envolvem os marcos de 22. É a aba Quero Colaborar.

São quatro formas de cooperar com o projeto: indicando teses ou dissertações que foram defendidas na Universidade; projetos de doutorado ou mestrado em andamento, além de pesquisas de iniciação científica vinculadas às unidades da USP. O estudo pode ter sido finalizado ou estar em andamento. Eventos e outras atividades promovidos pela Universidade ou em parceria com ela também podem ser indicados por meio da aba.

Para cada forma de colaboração, há um formulário que deve ser preenchido. As informações envolvem registrar o nome, e-mail, unidade à qual o projeto está vinculado, além de uma breve descrição da atividade.

Newsletter

A fim de divulgar o conteúdo produzido ou adicionado ao portal, a equipe do Ciclo22 criou uma newsletter que será enviada periodicamente aos e-mails dos usuários que se cadastrarem.

Para se cadastrar, basta ir até o fim da página, indicar o primeiro nome ou nome completo e e-mail.

“As mudanças operadas no portal têm por objetivos torná-lo ainda mais atraente para alunos e docentes da escola pública, criando mecanismos mais intuitivos de busca, além de congregar de modo mais eficiente as pesquisas e iniciativas realizadas no âmbito da USP. Todo este empenho pretende dar visibilidade à produção uspiana e demonstrar as várias maneiras como a Universidade vem cumprindo seu compromisso social de gerar e socializar conhecimento”, disse a professora Diana Vidal, professora e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, que coordena o projeto Ciclo22.

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as redes sociais do projeto:
Twitter | Instagram | Youtube

CONFIRA TAMBÉM SOBRE O CICLO22: