Agenda Bonifácio traz análise de pesquisadores da USP sobre a Independência brasileira

Plataforma cultural on-line oferece agenda de eventos nacionais e seções com entrevistas, reportagens, curiosidades e contexto sobre o período histórico

 26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Parte da tela inicial da plataforma com registros sobre o Bicentenário da Independência – Foto: Reprodução/Agenda Bonifácio

.
Marco importante para a história do País, o Bicentenário da Independência do Brasil vai ser celebrado no início de setembro, mas também ao longo de um período significativo, com muitos eventos sendo comemorados. Para registrar essa celebração e os pensamentos do nosso tempo, foi criada a Agenda Bonifácio, plataforma disponível na internet com programação cultural e conteúdos críticos sobre a data.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, que desde maio deste ano vem abastecendo a plataforma. O nome faz referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política. “Ao abrigar e divulgar uma ampla programação de música, dança, artes visuais, teatro, literatura e outras áreas, a Agenda Bonifácio se propõe a ser uma grande vitrine do Bicentenário da Independência, com pluralidade e diversidade”, destacam os organizadores na apresentação da plataforma. “Assim, pretende-se estimular o engajamento, a reflexão e o espírito de pertencimento dos brasileiros em relação ao tema dos 200 anos da Independência do Brasil”, concluem.

Entre os vários conteúdos, é possível navegar por uma linha do tempo que abarca os anos de 1500 a 2022, trazendo fatos marcantes desse período na história brasileira. Vários pesquisadores e estudiosos que passaram pela USP figuram na área de entrevistas, espaço que traz personalidades elaborando reflexões importantes sobre a efeméride. Alguns deles respondem à questão lançada pela Agenda Bonifácio: “O Brasil é, de fato, um país independente?”.

Entre os uspianos, a historiadora e escritora Lilia Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), aborda em entrevista aspectos sobre a Independência, as heranças da escravidão no Brasil, a importância de preservar a memória de uma nação e as nuances da democracia. Em outro texto,  Ynaê Lopes dos Santos, doutora em História Social pela USP e especialista em História da Escravidão e das Relações Raciais nas Américas, trata da escravidão de negros que vigorou no Brasil durante o período colonial e o império, e deixou um legado de sangue e sofrimento na história brasileira.

Mary Del Priore, que escreveu o livro As Vidas de José Bonifácio, biografia de José Bonifácio de Andrada e Silva, fala das constatações que fez ao estudar a trajetória deste personagem controverso que foi nomeado Patrono da Independência. Em outra entrevista, a historiadora Joana Monteleone, pós-doutoranda pela Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH, analisa aspectos  políticos e econômicos da época da Independência com o surgimento da moda no Brasil como um fenômeno social.

Plataforma traz entrevistas com pesquisadores uspianos – Foto: Reprodução/Agenda Bonifácio

.
O arquiteto Eduardo Ferroni, com mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, revela em sua entrevista como foi o desafio do projeto de reforma do Museu do Ipiranga, conciliando restauração da construção original com ampliação do prédio. Seu escritório, o H+F Arquitetos, vencedor da licitação para a reforma, teve um ano e meio para viabilizar as mudanças, num esforço que envolveu cerca de 200 profissionais de várias áreas.

Heróis e curiosidades da Independência

O site também apresenta algumas curiosidades que marcaram o processo de separação de Portugal e uma delas é a sequência de decretos que culminou na proclamação da Independência por Dom Pedro I. O primeiro deles, na verdade, foi assinado por Maria Leopoldina, em 13 de agosto de 1822, quando ela foi nomeada Chefe de Estado e Princesa Regente interina, por motivo de viagem do príncipe para resolver pendências políticas. Ao perceber a pressão da corte depois que o marido se recusou a voltar para o país natal, ela convocou o Conselho de Estado do Rio de Janeiro e assinou, em 2 de setembro, mais outro decreto que declarava o Brasil oficialmente separado de Portugal.

Na seção Outros Heróis é possível conhecer trajetórias de pessoas pouco lembradas no processo histórico, como, por exemplo, muitas mulheres pioneiras que deixaram um legado de resistência e bravura. Uma delas é Maria Felipa, importante nome no movimento de independência da Bahia.

A Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos em âmbito nacional relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br 

Acompanhe a programação da Agenda Bonifácio pelo site https://agendabonifacio.com.br e pelas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.

.

Com informações de Ariane Mondo, da Agenda Bonifácio


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.