Livro reúne histórias e memórias sobre a Independência do Brasil

Organizado em forma de dicionário, publicação da USP traz artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre o tema

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/08/2022 as 11:55

Arte sobre foto: Wikimedia Commons

.
Entre as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, comemorado em 2022, a Editora da USP (Edusp), em coedição com as Publicações BBM, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), lança a obra
Dicionário da Independência – História, Memória e Historiografia. O livro traz artigos com diversos temas ligados à separação do Brasil de sua antiga metrópole, Portugal. 

A publicação é composta por 735 verbetes, escritos por 274 especialistas de diferentes instituições do Brasil e do exterior. “Chamamos de verbetes porque nomeamos a obra de ‘dicionário’. Eles contemplam não apenas a ideia da Independência, mas também a memória e os estudos sobre a independência. Daí o nosso subtítulo”, explicou João Paulo Pimenta,  professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e um dos organizadores da obra. 

Cecília Helena de Salles Oliveira, do Museu Paulista da USP, e João Paulo Pimenta, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organizadores do Dicionário da Independência do Brasil – Foto: Reprodução / FFLCH

Segundo ele, os leitores vão encontrar no livro informações e interpretações críticas e de qualidade sobre o Brasil que tem sido construído nesses 200 anos. “Ele insere a independência em questões mais complexas e mostra a importância do tema para a compreensão do Brasil, da nossa formação histórica, política e social. É um dicionário não só analítico, mas fundamentalmente informativo”.

“São verbetes que tratam da história da independência, da memória e da historiografia, além dos vários aspectos que atravessam isso, como música, teatro, artes plásticas, cinema, fotografia e textos”, acrescentou a professora Cecília Helena de Salles Oliveira, do Museu Paulista da USP e também organizadora da publicação. 

Como em um dicionário, os textos foram organizados em ordem alfabética. Além disso, em 1.040 páginas, a produção traz uma indexação dos temas para que em cada verbete os leitores possam encontrar outros relacionados ao assunto explorado.

A ideia da publicação nasceu no fim de 2018, influenciada pelo projeto 3×22, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, que busca refletir sobre os marcos históricos da Independência e do Movimento Modernista, conforme os professores relataram ao Ciclo22

Capa do Dicionário da Independência – Foto: Divulgação/Edusp

Apesar dos desafios em conceber a obra e contactar os escritores para produzir os textos, os professores indicam que o material vai além de um livro sobre a Independência. “É uma contribuição que mostra como a universidade pública no Brasil é fundamental, como os nossos alunos, muitas vezes sem bolsa, se dedicam arduamente e vão em busca de arquivos, de documentos, de revisões. Estamos muito contentes com o resultado final”, disse Cecília Helena.

“Temos que fazer um agradecimento público ao Plínio Martins Filho que é o nosso editor, a toda a equipe de estagiários que ao longo do tempo tem nos ajudado, a equipe de editoração da Biblioteca Brasiliana e ao Alexandre Sales, atual diretor da BBM”, enfatizou a professora Cecília.

 O lançamento do Dicionário da Independência será junto ao evento USP Pensa Brasil, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Confira a programação do evento neste link.
.

+ Mais

“USP Pensa Brasil” vai discutir questões urgentes do País

Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia
Organização de Cecília Helena S. Oliveira e João Paulo Pimenta
Lançamento: 1 de setembro de 2022, às 17 horas, na Sala Villa-Lobos
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Cidade Universitária, Butantã, São Paulo/SP
Informações: (11) 3091-4156
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.