Boletim de astronomia destaca observatório da USP em Valinhos e eclipse lunar em maio

“Dia e Noite com as Estrelas”, produzido por alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ensina astronomia e ajuda a inovar nas aulas de ciências

25/04/2022 - Publicado há 2 anos
Público observa o céu em visita ao Observatório Abrahão de Moraes – Foto: Divulgação / Noite com as Estrelas

.
A nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas destaca o aniversário do Observatório Abrahão de Moraes que completou 50 anos no dia 19 de abril. Com sede em Valinhos e acesso por Vinhedo, em São Paulo, o Observatório nasceu de um grande esforço iniciado nos anos 60 liderado pelo professor da USP Abrahão de Moares que contou com a colaboração de vários pesquisadores da França, Rússia e Brasil.

Após dois anos sem visitas devido à pandemia, o Observatório retomou suas atividades presenciais com o público e voltou a sediar o evento Noite com as Estrelas, programação que promove a observação noturna durante a Lua Crescente de cada mês. A próxima observação acontece nos dias 6, 7 e 8 de maio.

Capa da última edição do boletim DNCE – Foto: Reprodução/IAG

Outro tema do boletim é a luz zodiacal, que acontece quando a luz solar reflete na poeira cósmica passagens de cometas e colisões de asteroides. A publicação também tem dicas de como fazer a observação de um eclipse lunar na madrugada do dia 15 para o dia 16 de maio, e uma breve descrição da saga humana para medir a velocidade da luz.

Há ainda a história do astrônomo, matemático e filósofo persa Nasir al-Din al-Tusi, conhecido por sua dedicação e liderança no Observatório de Maragha, uma verdadeira instituição científica do século XIII.

Todas publicações anteriores do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais no e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão. O boletim mensal de notícias de ciência e informações sobre o céu noturno foi lançada em setembro de 2020 e é feita por estudantes de graduação e pós-graduação do IAG, do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e tem coordenação do professor Ramachrisna Teixeira, em colaboração com Roberto Boczko, ambos do IAG.

Confira mais informações sobre o boletim Dia e Noite com as Estrelas no Facebook, Twitter (@boletimdnce) ou no Instagram (@boletimdnce).

Para ver a última edição clique aqui.