Aplicativo Siflor Cerrado ajuda produtor rural na escolha de espécies florestais

Ferramenta desenvolvida por pesquisadores e egressos da USP orienta sobre melhor espécie florestal a ser plantada na propriedade; são disponibilizadas informações de tipo de solo, textura de solo, vegetação, uso do solo e silvicultura

 03/05/2022 - Publicado há 2 anos
Tela do aplicativo – Foto: Reprodução/Siflor Cerrado

.
Para contornar as restrições climáticas e potencializar a produtividade no cerrado brasileiro, o projeto Siflor Cerrado foi criado para recomendar ao produtor espécies florestais e clones para o cultivo do componente florestal em sistemas de monocultivo e integração lavoura-pecuária-floresta. A iniciativa tem participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) de São Carlos, ambos da USP.

O projeto inclui um aplicativo gratuito que pode ser acessado neste link por computador ou dispositivos móveis e traz a recomendação de espécies florestais e clones. Traz ainda dados biofísicos que auxiliam no planejamento da implantação do componente florestal. Todas essas informações estão disponíveis por geolocalização, para produtores rurais e profissionais ligados à cadeia de florestas comerciais.

“O Siflor Cerrado identifica espécies arbóreas segundo a aptidão da propriedade. Isso agiliza o trabalho do produtor, que pode potencializar a produtividade na sua área”, comenta Luciana Duque Silva, docente do departamento de Ciências Florestais da Esalq, e coordenadora do projeto.

A diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fabiana Vila Alves, explica que todas essas informações estarão disponíveis por geolocalização e na palma da mão via aplicativo para produtores rurais e profissionais ligados à cadeia de florestas comerciais. “A ferramenta é de extrema importância para a tomada de decisão, diminuindo o risco e aumentando a qualidade dos sistemas de cultivo implantados nas propriedades. Aliado à ajuda de técnicos, cuja consulta será sempre estimulada, o sistema visa que as plantações florestais no Brasil tenham produtividade ainda mais reconhecida pela sustentabilidade ambiental, econômica e social”, acrescentou.

Tela do aplicativo Siflor Cerrado no desktop – Foto: Reprodução/Siflor Cerrado

.
Espécies

As recomendações elencadas no aplicativo são baseadas em prospecções de campo. Estão disponíveis cerca de 1.800 parcelas em propriedades rurais localizadas no Bioma Cerrado, nestas foram avaliadas quantitativamente e qualitativamente 88 espécies florestais e clones, de Eucalipto, Pinus, Cedro australiano, Mogno africano e Teca.

O diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, destaca que o projeto atende uma demanda importante da sociedade. “Trata-se de um bom exemplo de extensão universitária, que utiliza o conhecimento científico como base para subsidiar ações no campo. Esse projeto responde à pergunta de quais as melhores espécies para viabilizar o sistema conhecido como Integração Lavoura Pecuária Floresta”. Segundo Durval, é necessário melhorar nossa produtividade, sem aumentar a área cultivada. “Esse sistema atende quase 180 milhões de hectares no Brasil e pode utilizar espécies que tem utilidade econômica para viabilizar a atividade, principalmente para os produtores de carne e de leite”.

Além da Esalq e do ICMC, a iniciativa tem realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integra o Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Embrapa Agricultura Digital. A estrutura digital envolveu profissionais da Langtech e Triângulos Tecnologia.


E-books gratuitos do Siflor Cerrado explicam teoria, método e informações sobre trabalho de campo para capacitar interessados no projeto – Foto: Divulgação/Esalq

.
Tecnologia

Todo o desenvolvimento tecnológico do Siflor Cerrado contou com egressos do curso de Computação do ICMC e participação de professores do instituto. A professora Simone do Rocio Senger de Souza destacou o fato do projeto ser interdisciplinar e integrar conhecimentos em uma área que se destina à sociedade. Rafael Lang, desenvolvedor da Langtech, participou na integração dos mapas com as recomendações ao produtor. “Fizemos os sistemas que disponibilizam a informação ao usuário de maneira que ele possa ter a real noção do que ocorre na sua propriedade. É nosso primeiro projeto com sistemas georreferenciados ligados à agricultura e foi motivador desenvolver tecnologias junto com a academia, que estão agora disponíveis para a sociedade”.

Além do aplicativo, o Siflor Cerrado chega ao produtor na forma de livros e capacitação. “Disponibilizamos também duas publicações que podem ser obtidas gratuitamente, que trazem o embasamento teórico, a metodologia e o trabalho de campo e, ainda este ano, oferecemos treinamentos on-line de capacitação para interessados no projeto”, complementa a professora Luciana Duque Silva.

Saiba mais em www.siflorcerrado.com.br.

Acesse os livros: Livro – Siflor Cerrado Vol. I | Livro – Siflor Cerrado Vol. II
.

O podcast Estação Esalq entrevistou a professora Luciana Duque Silva, uma das coordenadoras do Siflor Cerrado, clique no player abaixo para conferir:

..

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Assessoria de Imprensa da Esalq

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.