.
Mais de 28 mil estudantes e profissionais de todo o Brasil já se inscreveram nos cursos desenvolvidos pela Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS. O chamado UNA-SUS é um sistema criado pelo Ministério da Saúde para atender às necessidades de educação e atualização de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. Desde o estabelecimento da parceria, foram produzidos dois cursos, oferecidos a distância e sem custo.
O mais recente deles é voltado às várias dimensões que envolvem o cuidado em saúde bucal para a gestante. A proposta surgiu após a inclusão da consulta odontológica no pré-natal de gestantes atendidas no sistema de saúde, a partir de 2016. “Procuramos escolher temas que são importantes para a atuação do cirurgião-dentista no SUS, considerando as políticas de saúde, as necessidades da população e a integração multiprofissional com os demais membros da equipe”, explica a professora da FO, Ana Estela Haddad. Ela é coordenadora do Núcleo de Telessaúde da faculdade e da unidade de Rede Universitária de Telemedicina, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O outro curso desenvolvido é sobre o manejo odontológico de pacientes com doença renal crônica, diabetes e hipertensão. “São assuntos que, de alguma maneira, são tratados na formação do cirurgião-dentista, mas de uma forma mais dispersa e em diferentes disciplinas. As aulas procuram agregar e consolidar esse conhecimento”, diz Ana Estela.
Os cursos desenvolvidos pela parceria UNA-SUS/UFMA e FO se tornaram tema de pesquisas na pós-graduação. Em uma análise do público alcançado, a doutoranda Deise Garrido chegou à conclusão de que 80% das matrículas foram realizadas por mulheres jovens. Outra doutoranda, Camila Huanca, observou que houve uma alta taxa de alunos universitários, a maioria na faixa dos 25 anos.
Hospedadas em um ambiente virtual de aprendizagem, as aulas geram um grande número de dados, que necessitam ser analisados, explica a professora Ana Estela, orientadora das pesquisas. Os estudos têm avaliado, por exemplo, o perfil dos inscritos e feito análises sobre os diferentes contextos do aprendizado, utilizando técnicas de learning analytics.
Ao longo da proposta dos cursos, sistemas de monitoramento e acompanhamento da gestão da oferta, desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação da UNA-SUS/UFMA, permitem o atendimento de dúvidas e dificuldades que eventualmente possam surgir.
Acesso ao conteúdo
As matrículas já se encerraram, mas todo o material didático desenvolvido foi transformado em e-books que podem ser encontrados no aplicativo Saite Store, na seção Odontologia, disponível pelas plataformas Google Play e Apple Store.
Outros cursos estão em produção atualmente. Segundo Ana Estela, o objetivo é ampliar ainda mais o acesso à educação de profissionais de saúde, ao potencializar o acesso à informação em diversas áreas do Brasil, inclusive em regiões desprovidas de acesso à internet de banda larga.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Odontologia (FO) da USP